Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação inicial de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva: contribuições da disciplina de Libras

dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.authorBarros, Denner Dias [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-01-11T12:32:30Z
dc.date.available2018-01-11T12:32:30Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.description.abstractA inserção da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores é decorrente do Decreto 5.626/2005 que a instituiu como obrigatória e pode ser entendida como um marco para a Inclusão. Entretanto, não existem ainda diretrizes específicas para sua implementação. Refletindo sobre como as discussões sobre Educação Inclusiva têm sido realizadas no contexto da Licenciatura em Matemática, a presente pesquisa teve como objetivo compreender quais aspectos de uma disciplina de Libras podem contribuir para a formação de egressos de um curso de Licenciatura em Matemática, no que diz respeito a Educação Matemática na perspectiva da inclusão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso sobre uma disciplina de uma universidade pública do estado de São Paulo. Este estudo é composto pela análise do programa da disciplina e entrevistas semiestruturadas com docentes e egressos para conhecer e discutir suas contribuições na formação destes profissionais. Concluímos que a disciplina em questão se constituiu como um momento privilegiado para discutir sobre Educação Inclusiva. A partir das falas dos egressos, as principais contribuições foram: a possibilidade de estabelecer um novo olhar para as diferenças, principalmente no que diz respeito aos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial; favorecer o planejamento de atividades em uma perspectiva inclusiva e o contato com o básico da Libras, conhecendo caminhos que podem oportunizar estudos futuros.pt
dc.description.abstractThe inclusion of the Brazilian Sign Language discipline (known as Libras) in teacher training courses is due to Decree 5.626/2005, which established it as mandatory and can be considered as a milestone for Inclusion. However, there are still no specific guidelines for its implementation. Reflecting on how the discussions on Inclusive Education have been carried out in the context of the Degree in Mathematics, this research aimed to understand which aspects of a Libras discipline may contribute to the training of graduates of a Bachelor’s Degree in Mathematics, regarding the Mathematics Education in the perspective of inclusion. In this regard, a case study about a discipline at a public university in the state of São Paulo was carried out. The study comprised the analysis of the discipline's syllabus and semistructured interviews with teachers and graduates aiming to understand and discuss their contributions in the training of these professionals. We have conclude that the discipline analyzed could be considered as a privileged moment to discuss Inclusive Education. From the graduates' speeches, the main contributions were: the possibility of establishing a new perspective towards the differences, especially with regard to the Students Target Audience of Special Education; to favor the planning of activities in an inclusive perspective and, the contact with the basic contents of Libras, uncovering pathways that could give opportunities to future studies.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000895792
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes4099992332439295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152464
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectLibraspt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectBrazilian sign languageen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleFormação inicial de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva: contribuições da disciplina de Libraspt
dc.title.alternativeInitial training of mathematics teachers in the perspective of inclusive education: contributions of the discipline of brazilian sign languageen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4099992332439295
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaFormação Pré-Serviço e Continuada do Professor de Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barros_dd_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: