Publicação:
A experiência na produção de vídeos: uma abordagem na sala de aula de matemática

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Data

2024-12-17

Orientador

Borba, Marcelo de Carvalho

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a experiência de estudantes na produção de vídeos curtos sobre conteúdos matemáticos em sala de aula. Foi realizada a apresentação de vídeos silenciosos aos alunos, que são vídeos de matemática com curta duração que não tem som ou texto e que lidam com uma ideia matemática por meio de uma animação, como o software de matemática dinâmica GeoGebra. Propondo os vídeos silenciosos como provocadores da atividade, foi solicitado que os estudantes produzissem um vídeo para explicar o conceito matemático presente no vídeo. De caráter qualitativo, os dados foram produzidos em seis turmas dos anos finais do ensino fundamental em duas horas-aula cada, utilizando entrevistas com professoras e estudantes, observações de aulas, diários de campo e a produção de vídeos pelos alunos. A fundamentação teórica se baseia no construto seres-humanos-com-mídias, que destaca a unidade mínima de análise para a produção de conhecimento que envolve atores humanos e não humanos. A pesquisa também incorpora na fundamentação teórica a noção de experiência de Alfred Schutz, concentrando-se em sua importância para a compreensão da realidade social e nas contribuições para o mundo da vida de professores e estudantes. Ideias de Paulo Freire, como autonomia, consciência crítica, diálogo e boniteza permeiam a pesquisa. A análise conclui que a produção de vídeos matemáticos pode ser uma experiência de expressão matemática para os estudantes, além de promover uma oportunidade para as professoras identificarem lacunas no conhecimento. A estética e empolgação também se destacaram, expressando como essa experiência possibilita que os estudantes percebam a boniteza no ambiente escolar e se sintam conectados ao seu mundo da vida.

Resumo (inglês)

This research aims to understand students' experiences in producing short videos on mathematical content in the classroom. Students were presented with silent videos—brief, soundless, and text-free animations designed to illustrate mathematical concepts. These videos utilized dynamic mathematics software, such as GeoGebra. Silent videos were proposed as activity triggers, and students were asked to create a video explaining the mathematical concept presented in them. This qualitative research was conducted in six classes of late elementary school, with each class spanning two instructional hours. Data were produced through interviews with teachers and students, classroom observations, field notes, and students' video productions. The theoretical framework is based on the construct humans-with-media, which emphasizes that the minimum unit of analysis for knowledge production involves both human and non-human actors. The research also incorporates Alfred Schutz's notion of experience, focusing on its relevance for understanding social reality and its contributions to the life-world of teachers and students. Paulo Freire's ideas, such as autonomy, critical consciousness, dialogue, and appreciation of beauty, permeate the research. The analysis concludes that producing mathematical videos can offer students a meaningful opportunity for mathematical expression while enabling teachers to identify knowledge gaps. Aesthetic and enthusiastic aspects also stood out, showing how this experience allows students to perceive beauty within the school environment and feel more connected to their life-world.

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Idioma

Português

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