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O brincar na educação infantil: análise dos pressupostos pedagógicos

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Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O brincar é um direito fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O brincar é destacado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza sua importância no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, emocionais e físicas, assim como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009), que trouxeram para o currículo da Educação Infantil dois eixos estruturantes: interações e brincadeira (Brasil, 2009, p. 25). Através da brincadeira, as crianças aprendem a resolver problemas, expressar sentimentos e interagir com os outros. O objetivo dessa pesquisa é analisar os pressupostos pedagógicos do brincar na Educação Infantil a partir de documentos oficiais e produções científicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico, no período de 2015-2024, considerando as palavras-chave brincar and educação infantil. Por fim, o trabalho conclui que o brincar é um elemento essencial e estruturante na Educação Infantil, ultrapassando a ideia de lazer e sendo reconhecido por documentos legais e produções científicas como direito e linguagem própria da infância. Ele contribui para o desenvolvimento integral das crianças nas dimensões cognitivas, sociais, emocionais e motoras, favorecendo imaginação, criatividade, autonomia, socialização e vínculos. Destaca-se o papel do professor como mediador, ao planejar tempos, espaços e experiências que garantam a ludicidade, mas também se evidenciam lacunas na formação docente e desafios na implementação efetiva do brincar no cotidiano escolar. Assim, reafirma-se a necessidade de políticas públicas, investimentos e mudanças culturais que assegurem o brincar como prática central e humanizadora na Educação Infantil.

Resumo (inglês)

Play is a fundamental right for the integral development of children, guaranteed by the Universal Declaration of the Rights of the Child of the United Nations (UN) and by the Statute of Children and Adolescents (ECA). Play is highlighted in the National Common Curricular Base (BNCC), which emphasizes its importance in the development of cognitive, social, emotional, and physical skills, as well as in the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2009), which brought two structuring axes to the Early Childhood Education curriculum: interactions and play (Brazil, 2009, p. 25). Through play, children learn to solve problems, express feelings, and interact with others. The objective of this research is to analyze the pedagogical assumptions of play in Early Childhood Education based on official documents and scientific productions. A bibliographic search was conducted on Google Scholar, covering the period 2015-2024, considering the keywords "play" and "early childhood education". Finally, this work concludes that play is an essential and structuring element in Early Childhood Education, going beyond the idea of leisure and being recognized by legal documents and scientific productions as a right and a language proper to childhood. It contributes to the integral development of children in the cognitive, social, emotional, and motor dimensions, fostering imagination, creativity, autonomy, socialization, and bonding. The role of the teacher as a mediator is highlighted, in planning times, spaces, and experiences that guarantee playfulness, but gaps in teacher training and challenges in the effective implementation of play in daily school life are also evident. Thus, the need for public policies, investments, and cultural changes that ensure play as a central and humanizing practice in Early Childhood Education is reaffirmed.

Descrição

Palavras-chave

Brincar, Educação infantil, Pressupostos pedagógicos, Play, Early childhood education, Pedagogical assumptions

Idioma

Português

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