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Publicação:
Concepção de gestão escolar na formação de diretores de escola ingressantes: análise de um curso semipresencial da rede estadual de ensino paulista

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Orientador

Borghi, Raquel Fontes

Coorientador

Pós-graduação

Educação - IBRC 33004137064P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Com abordagem qualitativa, essa pesquisa documental e bibliográfica tem como questão: qual a concepção de gestão que fundamenta o curso de formação para diretores escolares ingressantes da rede estadual de ensino paulista? No estado de São Paulo há política pública definida, desde 2018, para a formação de diretores de escola ingressantes, com um curso semipresencial com carga horária de 360 horas, com duração de dois anos, vinculado para a conclusão do estágio probatório do cargo de diretor de escola. O objetivo é identificar e analisar a concepção de gestão escolar norteadora do Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola oferecido pela EFAPE, coordenadoria da SEDUC-SP. Para tanto, se fez necessário compreender os elementos fundamentais do debate acadêmico acerca da concepção de gestão escolar e a influência do Nova Gestão Pública no Brasil, a partir da década de 1990, cujas características gerencialistas passaram a fazer parte da gestão escolar das escolas públicas. Na análise dos conteúdos e objetivos do Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola foi possível identificar que o planejamento, monitoramento, controle e avaliação, característicos da administração clássica são evidenciados. Porém, as prescrições com vistas na melhoria de resultados a partir do desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas são o objetivo central, tendo preponderância as características gerencialistas e esvaziando o sentido da gestão democrática, reduzindo a participação dos órgãos colegiados, os quais devem atuar na elaboração e execução de ações que tragam a melhoria de resultados em direção ao cumprimento de metas estabelecidas externamente.

Resumo (inglês)

With a qualitative approach, this documentary and bibliographic research has as its question: what is the conception of management that underlies the training course for school principals entering the São Paulo state education network? In the state of São Paulo there is a public policy defined, since 2018, for the training of new school principals, with a semi-presential course with a workload of 360 hours, lasting two years, linked to the completion of the probationary period of the position of school principal. The objective is to identify and analyze the conception of school management guiding the Specific Training Course for Incoming School Principals offered by EFAPE, coordinator of SEDUC-SP. To this end, it was necessary to understand the fundamental elements of the academic debate about the conception of school management in Brazil and the influence of the New Public Management in Brazil, from the 1990s, whose managerialist characteristics became part of the school management of public schools. In the analysis of the contents and objectives of the Specific Training Course for Incoming School Directors, it was possible to identify that planning, monitoring, control and evaluation, characteristic of classical administration, are evidenced. However, the prescriptions aimed at improving results from the performance of students in internal and external evaluations are the central objective, having centrality the managerialist characteristics and emptying the sense of democratic management, reducing the participation of collegiate bodies, which must act in the elaboration and execution of actions that bring the improvement of results towards the fulfillment of externally established goals.

Descrição

Palavras-chave

Gestão escolar, Diretores escolares, Formação continuada, Gestão democrática, Gerencialismo, School management, School directors, Continuing education, Democratic management, Managerialism

Idioma

Português

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