Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuição do Pibid na formação de sujeitos leitores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This paperwork is focused on the sub-project Pibid/Pedagogy on Universidade Estadual Paulista (Rio Claro), which was developed in a municipal school, between 2014 and 2017. The Capes Institutional Program of Scholarships for Teaching Iniciation (Pibid) grants scholarships to Superior Education graduation students and stablishes partnerships with basic public educational institutions. The partnership between university and school in the sub-project Pibid/Pedagogy aimed to constitute readers through collective work between scholarship holders initiating their graduation and teachers, based on practical reading exercises and interdisciplinary projects. Moving towards this objective, this research aims to analyze which were the main Pibid/Pedagogy contributions to constitute readers through practical reading exercises developed by scholarship holders in the sub-project in a partnership with the school's teachers. To do so, the following methods were chosen: a qualitative research based on a documental analysis and a bibliographic research about reading and literature based on: a) readings by the scholarship holders of the sub-project at the meetings; b) Annals of the III Nacional Congress of Teachers Education and the XIII São Paulo's State Congress on Teachers Education (2016) and c) Annals of ANPEd (National Association of Graduate Studies and Research in Education - 2015). The research sets in evidence that the sub-project moved all the school with the reading project in association with the teachers and contributed to extend students interest and passion for reading, supporting their education as critical, criative and autonomous readers

Resumo (português)

O presente trabalho tem como foco o subprojeto PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro) que foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de referida cidade (2014-2017). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Capes, que concede bolsas a graduandos de licenciaturas de Instituições de Educação Superior (IES) e estabelece parcerias com escolas de educação básica da rede pública de ensino. A parceria estabelecida entre Universidade e Escola no subprojeto Pibid/Pedagogia teve por finalidade a constituição de sujeitos leitores, a partir do trabalho coletivo e parceiro entre bolsistas de iniciação à docência e as professoras das turmas, pautado em práticas de leitura e projetos interdisciplinares. Ao encontro dessa finalidade, a presente pesquisa objetivou analisar quais foram as contribuições do subprojeto Pibid/Pedagogia na constituição dos sujeitos leitores, a partir das práticas de leitura interdisciplinares desenvolvidas pelos bolsistas do subprojeto em parceria com as professoras da escola. Para tal escolheu-se desenvolver uma pesquisa de natureza qualitativa a partir de análise documental (Projeto Político Pedagógico da escola e documentos da coordenadora do subprojeto) e pesquisa bibliográfica referente ao tema da leitura e literatura tendo como bases: a) leituras realizadas pelos bolsista do subprojeto no contexto das reuniões; b) Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores (2016) e c) Anais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - 2015). A pesquisa deixa em evidência que subprojeto movimentou toda a escola com o projeto de leitura em parceria com as professoras e contribuiu para ampliar o gosto e interesse dos alunos pela leitura, favorecendo a formação...

Descrição

Palavras-chave

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil), Leitura (Ensino de primeiro grau), Incentivo à leitura, Ensino fundamental, Educação e Estado, Professores - Formação

Idioma

Português

Como citar

RICCI, Juliana Tempone. Contribuição do Pibid na formação de sujeitos leitores. 2017. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação