Publicação: Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties
dc.contributor.author | Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, France Matos De [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-10-01T13:08:56Z | |
dc.date.available | 2014-10-01T13:08:56Z | |
dc.date.issued | 2014-03-01 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to use systematic teaching in a clinical setting using software to teach reading and writing in one boy with learning difficulties and obtain accurate performance in dictation. In the pre-test, the student showed good performance in matching-to-sample tasks (96% in matching printed words to dictated words; 88% in matching pictures to dictated words), although he obtained a low percentage of correct answers in the dictation of constructed responses (52%) and manuscripts (24%). The teaching strengthened the selection of printed words matched to dictated words and copying words. The student obtained 100% correct answers in the teaching tasks. In post-tests of dictation, he obtained 100% correct answers in constructed response and 96% correct answers in manuscripts. The results indicate that carefully teaching copying may promote accuracy in the performance of responding to minimal units in dictation tasks. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi adotar, em condições clínicas, um ensino sistemático de leitura e escrita oferecido por um software em um adolescente com características de desempenho condizentes com dificuldades de aprendizagem a fim de que ele obtivesse desempenho preciso em ditado. No pré-teste, o aluno mostrou bom desempenho em relações que envolviam a seleção de palavras impressas diante da palavra ditada (96%) e diante da figura (88%), mas registrou baixa porcentagem de acertos em ditado com construção da resposta (52%) e manuscrito (24%). O ensino fortaleceu a seleção de palavra impressa mediante ditado e cópia da palavra impressa. O aluno obteve 100% de acertos no ensino; nos pós-testes de ditado, obteve 100% de acertos com construção da resposta e 96% de acertos em manuscrito. Os resultados indicam que o ensino criterioso da cópia pode favorecer a precisão no desempenho de responder a unidades mínimas em tarefas de ditado. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia | |
dc.format.extent | 25-34 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000100003 | |
dc.identifier.citation | Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de pós-gradução em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 31, n. 1, p. 25-34, 2014. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/0103-166X2014000100003 | |
dc.identifier.file | S0103-166X2014000100003.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-166X | |
dc.identifier.scielo | S0103-166X2014000100003 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/110240 | |
dc.language.iso | eng | |
dc.publisher | Programa de pós-gradução em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.relation.ispartof | Estudos de Psicologia (Campinas) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Adolescente | pt |
dc.subject | Aprendizagem da escrita | pt |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Materiais de ensino | pt |
dc.subject | Adolescent | en |
dc.subject | Avoidance learning | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Teaching materials | en |
dc.title | Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties | en |
dc.title.alternative | Precisão em ditado após fortalecimento de leitura e cópia em um escolar de risco | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3777028853675653[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-5202-0263[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Psicologia - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-166X2014000100003.pdf
- Tamanho:
- 269.68 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format