Publicação: Lenin e a pedagogia histórico-crítica: afinidades eletivas
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Data
2025-01-10
Autores
Orientador
Teixeira, Lucas André 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente dissertação de mestrado aborda a incorporação do pensamento de Vladimir Lenin pela pedagogia histórico-crítica. A investigação justifica-se pelo entendimento de que as contribuições deste autor para a educação escolar e para esta pedagogia não estão devidamente esgotadas, resultando assim numa fonte teórica-prática ainda capaz de suscitar horizontes possíveis para o nosso tempo histórico. O objetivo principal nesta investigação é identificar e analisar as produções científicas da pedagogia histórico-crítica que estabelecem uma relação direta entre esta pedagogia e as contribuições de Lenin, permitindo-nos compreender como a pedagogia histórico-crítica se apropria das ideias de Lenin. Organizamos a exposição em três capítulos: no primeiro são evidenciados alguns dos aspectos do marxismo de Lenin; no segundo capítulo, destacamos a influência de Lenin na formulação da pedagogia histórico-crítica e apontamos as produções científicas que buscaram estabelecer pontos de ligação entre esta pedagogia e as contribuições de Lenin; por fim, no terceiro capítulo, apresentamos novas aproximações entre Lenin e a pedagogia histórico-crítica. Os resultados conclusivos apontam que os estudos da pedagogia histórico-crítica que dialogam diretamente com o pensamento de Lenin demonstram-se compromissados com a luta política de socialização do conhecimento. Entretanto, esse compromisso precisa incorporar a luta política organizada à prática pedagógica e, igualmente, a prática política organizada à luta pedagógica, confluindo a prática social à inserção dos professores na luta de classes. Ao mesmo tempo, o processo de pesquisa revelou que o acúmulo teórico-metodológico desta pedagogia apresenta elementos que podem enriquecer a análise da produção lenineana no que se refere a abordagem pedagógica da educação escolar no contexto da Rússia pré e pós-revolucionária, principalmente em relação ao caráter político da socialização do conhecimento pela escola. Indicamos que as afinidades eletivas podem emergir da recombinação dialética entre esses dois elementos e assim, se por um lado existe uma contribuição de Lenin para pedagogia histórico-crítica, por outro, essa pedagogia oferece novas perspectivas para a análise de seu pensamento.
Resumo (inglês)
This master’s thesis deals with incorporating Vladimir Lenin’s thought into historical-critical pedagogy. The research is justified by the understanding that this author’s contributions to school education and this pedagogy are not duly exhausted, thus resulting in a theoretical-practical source still capable of raising possible horizons for our historical time. The main objective of this research is to identify and analyze the scientific productions of historical-critical pedagogy that establish a direct relationship between this pedagogy and Lenin’s contributions, allowing us to understand how historical-critical pedagogy appropriates Lenin’s ideas. We have organized the presentation into three chapters: in the first, some aspects of Lenin’s Marxism are highlighted; in the second chapter, we highlight Lenin’s influence on the formulation of historical-critical pedagogy and point out the scientific productions that have sought to establish points of connection between this pedagogy and Lenin’s contributions; finally, in the third chapter, we present new approaches between Lenin and historical-critical pedagogy. The concluding results show that the studies of historical-critical pedagogy that dialogue directly with Lenin’s thought are committed to the political struggle for the socialization of knowledge. However, this commitment needs to incorporate organized political struggle into pedagogical practice and, equally, organized political practice into pedagogical struggle, bringing social practice together with the inclusion of teachers in the class struggle. At the same time, the research process revealed that the theoretical-methodological accumulation of this pedagogy presents elements that can enrich the analysis of Lenin’s production in terms of the pedagogical approach to school education in the context of pre- and post-revolutionary Russia, especially about the political character of the socialization of knowledge by the school. We have indicated that elective affinities can emerge from the dialectical recombination of these two elements so that if, on the one hand, there is a contribution by Lenin to historical-critical pedagogy, on the other hand, this pedagogy offers new perspectives for the analysis of his thought.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
AZEVEDO, V. Lenin e a pedagogia histórico-crítica: afinidades eletivas. 2025. Dissertação de Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2025.