Logo do repositório
 

Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença

dc.contributor.advisorOliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-01-26T17:09:33Z
dc.date.available2022-01-26T17:09:33Z
dc.date.issued2021-11-23
dc.description.abstractA presente pesquisa utiliza os pressupostos da filosofia da diferença no processo de análise dos enunciados das competências gerais da Educação Básica, estruturada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utilizaremos os princípios foucaultianos e deleuzianos e demais autores que compartilham desta perspectiva. Como método de análise dessas competências, partiremos do termo teorizações proposto por Veiga-Neto. Destarte, tem-se o objetivo de analisar o contexto em que a referida base se insere, representado por uma educação maior, que caracteriza o aspecto normativo da educação, assim como a conjuntura do neoliberalismo na qual emergem os sujeitos escolares. Tais ações atuam em uma biopolítica, bem como uma governamentalidade na subjetividade destes sujeitos. Por outro lado, a educação menor inerente à educação maior efetua uma desterritorialização ao compreender o acontecimento como ruptura. Neste campo de possibilidades, constatamos que as experiências tendem a constituir-se no âmbito de uma dobra no processo de subjetivação dos sujeitos escolares.pt
dc.description.abstractThis research uses the assumptions of the philosophy of difference in the process of analyzing the general competences of Basic Education, structured by the Common National Curriculum Base (BNCC). For that, we will use the Foucaultian and Deleuzian principles and other authors who share this perspective. As a method of analysis of these competences, we, will use the term theorizations proposed by Veiga-Neto. Thus, the objective is to analyze the contexto in which the mentionated base is inserted, represented by a higher education, which caracterizes the normative aspecto of education, as well as the context of neoliberalism in which school subjects emerge. Such actions act in a biopolitics, as well as a governamentality in the subjectivity of these subjects. On the other hand, lower education inherent to higher education effects a deterritorialization by understanding the event as a rupture. In this field of possibilities, we find that the experiences tend to constitute themselves within the scope of a fold in the subjectivation process of school subjects.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216084
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectBiopolíticapt
dc.subjectGovernamentabilidadept
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectDobrapt
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectGovernmentalityen
dc.subjectSubjectivityne
dc.subjectFolden
dc.titleDesterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferençapt
dc.title.alternativeDeterritorializing the BNCC: experience and event from the perspective of the philosophy of differenceen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos Históricos, Filosóficos e Antropologicos sobre Escola e Culturapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_scb_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
1.57 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: