Publicação: Histórias de vida e narrativa como possibilidades da escuta de si
dc.contributor.advisor | Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sousa, Vera Luísa de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T16:42:10Z | |
dc.date.available | 2017-01-31T16:42:10Z | |
dc.date.issued | 2016-12-21 | |
dc.description.abstract | As narrativas de vida como instrumentos privilegiados para a constituição de um modo de viver, de ser e de estar mulher-professora, e, como portadoras de potencial para o “cuidado de si” pelo que nos evocam da “escuta de si”, por meio da escuta do outro em nós. Tal é a tese proposta neste trabalho, cujo objetivo principal foi atender à necessidade de tomar consciência da minha própria trajetória, a partir da compreensão sobre como me constituo professora daqui, do meu lugar de mulher. Histórias de vida narradas por quatro professoras foram o mote que desencadeou o processo de compreensão da minha própria trajetória e abriu o caminho para que eu pudesse conhecer meu processo de subjetivação. Trabalhei com memoriais e entrevistas para poder recorrer às duas formas de narrativa que considero fundamentais para os objetivos deste estudo: a escrita e a oral. Narrativa, memória e experiência foram entrelaçadas para que a tese pudesse ganhar vida. Walter Benjamin, Ecléa Bosi e Jorge Larrosa foram essenciais nesta tarefa. Fiz algumas descobertas no decorrer das reflexões, a principal, dentre elas, foi entender o “cuidado de si” como uma atitude que, por depender de escolha e decisão pessoais, dela apenas posso oferecer a proposta de reflexão. Pela característica subjetiva do estudo não há generalização possível. O que posso fazer é, tão somente, semear o desejo do “conhecimento de si” nos(nas) meus(minhas) colegas professores(as). | pt |
dc.description.abstract | The narratives of life as privileged instruments for the constitution of a way of living, of being a woman-teacher, and as bearers of potential for "self-care" for what they evoke on us from "self-listening ", through listening to the other in us. That is the thesis proposed in this work, whose main objective was: to meet the need of being aware of my own trajectory, from the understanding of how I am a teacher from here, from my place as a woman. Life stories narrated by four teachers were the motto that triggered the process of understanding my own trajectory and opened the way for me to know my process of subjectivation. I worked with memorials and interviews to be able to make use of the two forms of narrative that I consider fundamental for the objectives of this study: written and oral. Narrative, memory and experience were intertwined so that the thesis could come to life. Walter Benjamin, Ecléa Bosi and Jorge Larrosa were essential in this task. I have made some discoveries during the reflections, being the main one among them the understanding of "self-care" as an attitude that, for depending on personal choice and decision, I can only offer the proposal for reflection. By the subjective characteristic of the study, there is no possible generalization. All I can do is simply sow the desire for "self-knowledge" in my fellow teachers. | en |
dc.identifier.aleph | 000879177 | |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | |
dc.identifier.lattes | 2624279208302164 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148653 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Histórias de vida | pt |
dc.subject | Narrativa | pt |
dc.subject | Subjetividade | pt |
dc.subject | Life stories | en |
dc.subject | Narratives | en |
dc.subject | Subjectivity | en |
dc.subject | Cuidado de si | pt |
dc.subject | Self-care | en |
dc.title | Histórias de vida e narrativa como possibilidades da escuta de si | pt |
dc.title.alternative | Stories of life and narrative as possibilities of listening to each other | en |
dc.type | Tese de doutorado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 2624279208302164 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-2260-322X | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - FCT | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- sousa_vl_dr_prud.pdf
- Tamanho:
- 2.01 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.96 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: