Logotipo do repositório
 

Publicação:
Histórias de vida e narrativa como possibilidades da escuta de si

dc.contributor.advisorGomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Vera Luísa de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-31T16:42:10Z
dc.date.available2017-01-31T16:42:10Z
dc.date.issued2016-12-21
dc.description.abstractAs narrativas de vida como instrumentos privilegiados para a constituição de um modo de viver, de ser e de estar mulher-professora, e, como portadoras de potencial para o “cuidado de si” pelo que nos evocam da “escuta de si”, por meio da escuta do outro em nós. Tal é a tese proposta neste trabalho, cujo objetivo principal foi atender à necessidade de tomar consciência da minha própria trajetória, a partir da compreensão sobre como me constituo professora daqui, do meu lugar de mulher. Histórias de vida narradas por quatro professoras foram o mote que desencadeou o processo de compreensão da minha própria trajetória e abriu o caminho para que eu pudesse conhecer meu processo de subjetivação. Trabalhei com memoriais e entrevistas para poder recorrer às duas formas de narrativa que considero fundamentais para os objetivos deste estudo: a escrita e a oral. Narrativa, memória e experiência foram entrelaçadas para que a tese pudesse ganhar vida. Walter Benjamin, Ecléa Bosi e Jorge Larrosa foram essenciais nesta tarefa. Fiz algumas descobertas no decorrer das reflexões, a principal, dentre elas, foi entender o “cuidado de si” como uma atitude que, por depender de escolha e decisão pessoais, dela apenas posso oferecer a proposta de reflexão. Pela característica subjetiva do estudo não há generalização possível. O que posso fazer é, tão somente, semear o desejo do “conhecimento de si” nos(nas) meus(minhas) colegas professores(as).pt
dc.description.abstractThe narratives of life as privileged instruments for the constitution of a way of living, of being a woman-teacher, and as bearers of potential for "self-care" for what they evoke on us from "self-listening ", through listening to the other in us. That is the thesis proposed in this work, whose main objective was: to meet the need of being aware of my own trajectory, from the understanding of how I am a teacher from here, from my place as a woman. Life stories narrated by four teachers were the motto that triggered the process of understanding my own trajectory and opened the way for me to know my process of subjectivation. I worked with memorials and interviews to be able to make use of the two forms of narrative that I consider fundamental for the objectives of this study: written and oral. Narrative, memory and experience were intertwined so that the thesis could come to life. Walter Benjamin, Ecléa Bosi and Jorge Larrosa were essential in this task. I have made some discoveries during the reflections, being the main one among them the understanding of "self-care" as an attitude that, for depending on personal choice and decision, I can only offer the proposal for reflection. By the subjective characteristic of the study, there is no possible generalization. All I can do is simply sow the desire for "self-knowledge" in my fellow teachers.en
dc.identifier.aleph000879177
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes2624279208302164
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148653
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistórias de vidapt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectLife storiesen
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectCuidado de sipt
dc.subjectSelf-careen
dc.titleHistórias de vida e narrativa como possibilidades da escuta de sipt
dc.title.alternativeStories of life and narrative as possibilities of listening to each otheren
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2624279208302164
unesp.advisor.orcid0000-0002-2260-322X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Públicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sousa_vl_dr_prud.pdf
Tamanho:
2.01 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: