Publicação: Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Abstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.
Resumo (espanhol)
Resumen La competencia profesional es la capacidad de movilizar conocimientos, habilidades, actitudes y valores para satisfacer las exigencias de la situación de trabajo. El objetivo fue describir y comparar la autopercepción de competencias del profesorado de educación física. El modelo de estudio fue cuantitativo, descriptivo y comparativo. La muestra estaba formada por 30 profesores experimentados y 32 principiantes. Los datos se recopilaron por medio de un cuestionario y se analizaron utilizando estadística descriptiva e inferencial. La percepción de los profesores experimentados y principiantes difiere sustancialmente en seis de las nueve áreas de conocimiento relativas a la educación. La experiencia fue una variable discriminativa entre las diferencias encontradas.
Resumo (português)
Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.
Descrição
Palavras-chave
Physical education, Professional competence, Experienced teachers, Beginner teachers, Educação física, Competência profissional, Professores experientes, Professores iniciantes
Idioma
Português
Como citar
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.