Logotipo do repositório
 

Publicação:
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes

dc.contributor.authorHenrique, José
dc.contributor.authorFerreira, Janaína Da Silva
dc.contributor.authorJanuário, Carlos
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel De
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação física
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e Artes
dc.contributor.institutionUniversidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-03T17:31:23Z
dc.date.available2019-10-03T17:31:23Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.description.abstractAbstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.en
dc.description.abstractResumen La competencia profesional es la capacidad de movilizar conocimientos, habilidades, actitudes y valores para satisfacer las exigencias de la situación de trabajo. El objetivo fue describir y comparar la autopercepción de competencias del profesorado de educación física. El modelo de estudio fue cuantitativo, descriptivo y comparativo. La muestra estaba formada por 30 profesores experimentados y 32 principiantes. Los datos se recopilaron por medio de un cuestionario y se analizaron utilizando estadística descriptiva e inferencial. La percepción de los profesores experimentados y principiantes difiere sustancialmente en seis de las nueve áreas de conocimiento relativas a la educación. La experiencia fue una variable discriminativa entre las diferencias encontradas.es
dc.description.abstractResumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação física
dc.description.affiliationUniversidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e Artes
dc.description.affiliationUniversidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.format.extent388-396
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.
dc.identifier.doi10.1016/j.rbce.2018.03.020
dc.identifier.fileS0101-32892018000400388.pdf
dc.identifier.issn0101-3289
dc.identifier.scieloS0101-32892018000400388
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183728
dc.language.isopor
dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências do Esporte
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectProfessional competenceen
dc.subjectExperienced teachersen
dc.subjectBeginner teachersen
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectCompetência profissionalpt
dc.subjectProfessores experientespt
dc.subjectProfessores iniciantespt
dc.titleAutopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientespt
dc.title.alternativeSelf-perception of competence by beginners and experienced physical education teachersen
dc.title.alternativePercepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentadoses
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32892018000400388.pdf
Tamanho:
564.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções