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Publicação:
Recontando a história às crianças e preservando os valores dos idosos: projeto reminiscências de Botucatu-SP

dc.contributor.authorAnderson, Daniela [UNESP]
dc.contributor.authorBatista, Khristiani de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorPatrício, Karina Pavão [UNESP]
dc.contributor.authorCyrino, Antonio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:08:10Z
dc.date.available2017-01-18T18:08:10Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: O envelhecimento da população mundial é um fenômeno presente e irrevogável na atualidade. Vemos cada vez mais idosos pelas praças, pelas ruas, ocupando subempregos e pedindo donativos. Resultado de uma sociedade preconceituosa contra velhos, contra os improdutivos, contra o saber tradicional desatualizado. O papel que esses idosos cumpriram para o desenvolvimento e para a construção cultural de cada espaço é relegado e desvalorizado pela sociedade. Objetivos: Pensando em resgatar o conhecimento histórico-cultural dos idosos, valorizar suas habilidades e capacidades adquiridas ao longo da vida, incrementar sua auto-estima e garantir seu direito de cidadão, além de despertar nas crianças os sentimentos de valorização do idoso, é que se estruturou este trabalho. Métodos: Inicialmente procurou-se identificar os idosos que tivessem interesse em participar do projeto, tendo para isto que irem a escola uma vez, durante o período de aula, para contar suas histórias às crianças da 1o a 4o séries. Foram convidados idosos familiares dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelino de Oliveira de Botucatu e/ou vinculados a associações de idosos (Associação de Ferroviários Aposentados de Botucatu). Estes foram contar para as crianças, na referida escola, suas histórias de vida, dividindo conhecimentos diversos como: brincadeiras, cantigas, fatos históricos da cidade, habilidades manuais e outros, durante uma hora de atividade em sala de aula. Resultados: O exercício de relembrar desempenha importante papel tanto para o narrador quanto para o ouvinte, possibilitando a expressão, reflexão e aprendizado. Trabalhar com reminiscências permite integrar gerações, facilitar mudanças de atitude de ambos os lados, compreender o processo de envelhecimento e contribuir para a redução de preconceitos. Através deste trabalho busca-se a reintegração social do idoso à comunidade e a reconstrução da história, preservação da cultura e dos valores culturais que vêm sendo gradativamente degradados, e ainda estabelecer vínculos entre o passado e o presente, preparando-nos para enfrentar mais conscientemente o futuro.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude110.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148257
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleRecontando a história às crianças e preservando os valores dos idosos: projeto reminiscências de Botucatu-SPpt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8671469070220479[4]
unesp.author.orcid0000-0002-9184-5927[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

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