Publicação: Recontando a história às crianças e preservando os valores dos idosos: projeto reminiscências de Botucatu-SP
dc.contributor.author | Anderson, Daniela [UNESP] | |
dc.contributor.author | Batista, Khristiani de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Patrício, Karina Pavão [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cyrino, Antonio [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:10Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:10Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O envelhecimento da população mundial é um fenômeno presente e irrevogável na atualidade. Vemos cada vez mais idosos pelas praças, pelas ruas, ocupando subempregos e pedindo donativos. Resultado de uma sociedade preconceituosa contra velhos, contra os improdutivos, contra o saber tradicional desatualizado. O papel que esses idosos cumpriram para o desenvolvimento e para a construção cultural de cada espaço é relegado e desvalorizado pela sociedade. Objetivos: Pensando em resgatar o conhecimento histórico-cultural dos idosos, valorizar suas habilidades e capacidades adquiridas ao longo da vida, incrementar sua auto-estima e garantir seu direito de cidadão, além de despertar nas crianças os sentimentos de valorização do idoso, é que se estruturou este trabalho. Métodos: Inicialmente procurou-se identificar os idosos que tivessem interesse em participar do projeto, tendo para isto que irem a escola uma vez, durante o período de aula, para contar suas histórias às crianças da 1o a 4o séries. Foram convidados idosos familiares dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelino de Oliveira de Botucatu e/ou vinculados a associações de idosos (Associação de Ferroviários Aposentados de Botucatu). Estes foram contar para as crianças, na referida escola, suas histórias de vida, dividindo conhecimentos diversos como: brincadeiras, cantigas, fatos históricos da cidade, habilidades manuais e outros, durante uma hora de atividade em sala de aula. Resultados: O exercício de relembrar desempenha importante papel tanto para o narrador quanto para o ouvinte, possibilitando a expressão, reflexão e aprendizado. Trabalhar com reminiscências permite integrar gerações, facilitar mudanças de atitude de ambos os lados, compreender o processo de envelhecimento e contribuir para a redução de preconceitos. Através deste trabalho busca-se a reintegração social do idoso à comunidade e a reconstrução da história, preservação da cultura e dos valores culturais que vêm sendo gradativamente degradados, e ainda estabelecer vínculos entre o passado e o presente, preparando-nos para enfrentar mais conscientemente o futuro. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude110.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148257 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Recontando a história às crianças e preservando os valores dos idosos: projeto reminiscências de Botucatu-SP | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8671469070220479[4] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-9184-5927[4] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu | pt |
unesp.department | Saúde Pública - FMB | pt |