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Publicação:
A formação inicial do professor para a prática pedagógica com música junto aos bebês

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Orientador

Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As instituições de educação infantil recebem crianças entre zero e cinco anos, incluindo o grupo designado como bebês, segundo a Base Nacional Comum Curricular e deve oferecer um ambiente propício para seu desenvolvimento integral. As atividades com música, enquanto parte desse contexto, são ricas em estímulos motores, sensoriais, artísticos, expressivos, cognitivos e sociais, podendo ser apropriadas pelo profissional da educação para atingir objetivos de aprendizagem e desenvolvimento junto aos bebês. O objetivo geral deste trabalho é analisar e discutir a formação inicial para a prática pedagógica com música na atuação educacional junto aos bebês, a partir da percepção dos graduandos, do Projeto Político Pedagógico (PPP) e Planos de Ensino (PE) dos seis cursos de Pedagogia de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A pesquisa dividiu-se em dois estudos, o primeiro com o objetivo de analisar e discutir a percepção dos discentes, por curso de Pedagogia, sobre sua formação para a prática pedagógica com música na atuação educacional junto aos bebês. A coleta de dados foi organizada em questionário da plataforma Google, respondido por 937 graduandos e os dados foram analisados por estatística descritiva. O segundo objetivou identificar e analisar nos PPPs e nos PEs dos cursos de Pedagogia, a formação para a prática pedagógica com música na atuação educacional junto aos bebês. Para tal, os PPPs e os PEs foram analisados com auxílio do software Atlas.ti (versão 9) que permitiu a identificação de códigos relativos à educação de bebês e à prática pedagógica com música. Ao final, foi discutido o conjunto dos dados, estabelecendo as relações entre as percepções de graduandos e o que está documentado nos cursos de graduação a respeito da formação inicial de professores para a prática pedagógica com música junto aos bebês. Os resultados indicaram que a maioria dos graduandos que participaram da pesquisa, independente do curso de pedagogia, concordam ser importante propor e planejar as atividades com música junto a bebês e que essas colaboram na aprendizagem. Quanto à análise dos documentos, os PPPs são bastante gerais, tratando a educação infantil como parte do processo formativo juntamente com os anos inicias do ensino fundamental, em concordância com as diretrizes para a formação desse profissional. No entanto, verificou-se que os PEs das poucas disciplinas que apresentavam alguma relação com educação infantil falam pouco de bebês e das atividades usadas nas práticas pedagógicas, com poucas citações diretas à música. Dessa forma, confirmou-se que a formação inicial do pedagogo é insuficiente para compreensão que música pode e deve ser considerada nas atividades educacionais para atingir objetivos de aprendizagem e desenvolvimento junto aos bebês. Há que se aprimorar os processos de formação inicial do pedagogo, com conteúdos que permitam conhecer as particularidades da atuação com as diferentes faixas etárias da educação infantil, especialmente as relacionadas aos bebês e às práticas pedagógicas com música, de forma intencional e direcionadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Resumo (inglês)

Early childhood education institutions receive children between zero and five years of age, including the group designated as babies, according to the National Common Curricular Base, and must offer an environment conducive to their integral development. Activities with music, as part of this context, are rich in motor, sensory, artistic, expressive, cognitive and social stimuli, and can be appropriated by education professionals to achieve learning and development objectives with babies. The general objective of this study is to analyze and discuss the initial training for pedagogical practice with music in educational work with babies, based on the perception of undergraduates, the Political Pedagogical Project (PPP) and Teaching Plans (PE) of the six Pedagogy courses at a public university in the State of São Paulo. The research was divided into two studies, the first with the objective of analyzing and discussing the perception of students, by Pedagogy course, about their training for pedagogical practice with music in educational work with babies. Data collection was organized in a Google platform questionnaire, answered by 937 undergraduates and the data were analyzed using descriptive statistics. The second aimed to identify and analyze, in the PPPs and PEs of Pedagogy courses, the training for pedagogical practice with music in educational work with babies. To this end, the PPPs and PEs were developed with the help of the Atlas.ti software (version 9), which contained the identification of codes related to the education of babies and pedagogical practice with music. At the end, the set of data was presented, establishing the relationships between the perceptions of undergraduate students and what is documented in the undergraduate courses regarding the initial training of teachers for pedagogical practice with music with babies. The results indicated that most of the graduates who participated in the research, regardless of the pedagogy course, agreed that it is important to propose and plan activities with music with babies and that these collaborate in learning. Regarding the analysis of the documents, the PPPs are quite general, treating early childhood education as part of the formative process together with the initial years of elementary school, in accordance with the guidelines for the training of this professional. However, it was found that the PEs of the few disciplines that had some relation to early childhood education spoke little about babies and the activities used in pedagogical practices, with few direct references to music. Thus, it was confirmed that the initial training of pedagogues is insufficient for understanding that music can and should be considered in educational activities to achieve learning and development objectives with babies. The initial training processes for pedagogues need to be improved, with content that allows understanding the particularities of working with the different age groups in early childhood education, especially those related to babies and pedagogical practices with music, in an intentional way and directed towards learning and development objectives.

Descrição

Palavras-chave

Formação de Professores, Prática pedagógica, Educação Infantil, Música, Bebês, Teacher Training, Pedagogical practice, Early childhood education, Music, Babies

Idioma

Português

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