Publicação: Organizações públicas, comunicação pública e acesso à informação: análise dos canais de comunicação com a cidadania da Fundação Casa em Bauru-SP
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Data
Autores
Orientador
Cabral, Raquel 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This undergraduate research final paper aims to analyze the communication channels with the citizen of the Service Center Socio Adolescents Foundation (CASA Foundation) in Bauru by mapping its external communication channels. The objective therefore is to check the availability of access to information on citizenship of the CASA Foundation through the analysis of its external communication channels guided by the principles of public communication. To this end, we conducted bibliographic research in order to understand the complexity of public organizations and by concepts of public communication, citizenship and access to information. From this work, we found that the public communication channels CASA Foundation guarantee access to information, but does not establish dialogue and effective interaction with citizens. The organization needs to hone in order to hear and understand CLAIMS citizens to meet the needs of its stakeholders. Thus, the organization's image in the citizen is a prison for minors. For your image to be modified and the CASA Foundation is seen as it really is, an organization dedicated to the education and discipline of adolescents in conflict with the law, it is necessary to promote the effective development of access to information, transparency and education to use information, essential strategy for full citizenship
Resumo (português)
Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar os canais de comunicação com o cidadão da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA) em Bauru por meio do mapeamento dos seus canais de comunicação externa. O objetivo do trabalho, portanto, é verificar a disponibilidade de acesso à informação à cidadania da Fundação CASA por meio da análise dos seus canais de comunicação externa pautada pelos princípios da comunicação pública. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica a fim de compreender a complexidade das organizações públicas e mediante conceitos sobre comunicação pública, cidadania e acesso à informação. A partir deste trabalho, foi possível verificar que os canais de comunicação pública da Fundação CASA garantem o acesso à informação, porém ainda não estabelecem diálogos e uma interação efetiva com a cidadania. A organização necessita aprimorar-se a fim de ouvir e compreender as reinvindicações dos cidadãos para atender as necessidades dos seus diversos públicos. Deste modo, a imagem da organização perante os cidadão é de ―uma prisão para menores‖. Para que sua imagem seja modificada e a Fundação CASA seja vista como ela realmente é, uma organização voltada para a educação e disciplina de adolescentes em conflito com a lei, é necessário promover o desenvolvimento efetivo do acesso à informação, transparência e educação para a utilização da informação, estratégia essencial para o exercício pleno da cidadania
Descrição
Palavras-chave
Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, Redes sociais, Organizações publicas, Cidadania, Relações publicas, Profissional de relações publicas, Comunicação nas organizações, Social networks
Idioma
Português
Como citar
SANTOS, Águeda Gonçalves dos. Organizações públicas, comunicação pública e acesso à informação: análise dos canais de comunicação com a cidadania da Fundação Casa em Bauru-SP. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.