Logo do repositório
 

As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação

dc.contributor.advisorManzoni, Rosa Maria [UNESP]
dc.contributor.authorParedes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-08-03T18:15:48Z
dc.date.available2017-08-03T18:15:48Z
dc.date.issued2017-03-28
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema central a leitura e o leitor na escola e tem como objetivo compreender parte do processo discursivo em jogo na relação do professor e do aluno com os objetos discursivos leitura e leitor. Parte da constatação de que a função da escola é formar sujeitos leitores que possam fazer a relação entre explícitos e implícitos e inter-relacionar o dito e o não-dito, relacionando língua com história. Para atingir tal objetivo, analisamos enunciados produzidos por professores e alunos, dos anos finais de cada ciclo da Educação Básica, dentro do espaço escolar a respeito da leitura e do leitor, em situação de entrevista. O corpus é de caráter experimental e foi constituído por recortes de dezoito entrevistas feitas com professores e alunos. Levamos em consideração, para a análise destas entrevistas a questão do jogo de imagens, isto é, as relações imaginárias que estão sendo produzidas entre os interlocutores, de uma entrevista (professores e alunos), resultantes de projeções. A análise dos objetos de pesquisa foi fundamentada no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso Francesa, principalmente a partir dos trabalhos de Pêcheux e Orlandi publicados no Brasil. Como resultado, pontuamos os vários sentidos de leitura e de leitor que circulam no espaço escolar e descrevemos os jogos de imagens e os mecanismos de antecipação que ocorrem nas enunciações.pt
dc.description.abstractThis dissertation has as central theme the reading and the reader in the school and has as objective understand the part of the discursive process at stake in the relation of the teacher and the student with the reading and reader discursive objects. It begins with the realization that the function of the school is to form readers who can make the relationship between explicit and implicit and interrelate said and unsaid, relating language with history. For the purpose, we analyzed statements produced by teachers and students, of the final years of each cycle of Education, within the school space regarding reading and reader, in an interview. The corpus is of experimental feature and was composed of eighteen interviews with teachers and students. We take into consideration, for the analysis of these interviews, the question of the game of images, that is, the imaginary relations that are being produced between the interlocutors of an interview (teachers and students), resulting from projections. The analysis of the objects of research was based on the theoretical-analytical device of the French Discourse Analysis, mainly from the works of Pêcheux and Orlandi published in Brazil. As the result, we punctuate the various senses of reading and of reader that circulate in the school space and we describe the games of images and the mechanisms of anticipation that occur in the enunciations.en
dc.identifier.aleph000889907
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151269
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectFormações imagináriaspt
dc.subjectLeitorpt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectProdução de sentidopt
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectImaginary formationsen
dc.subjectReaderen
dc.subjectReadingen
dc.subjectProduction of sensesen
dc.titleAs formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relaçãopt
dc.title.alternativeThe imaginary formations and their effects of reading sense in the school: games of images in relationen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaConceitos Específicos para o Ensino e suas Metodologiaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paredes_rca_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: