Publicação: A influência da forma e da cor sobre os aspectos perceptivos da usabilidade e interação biomecânica em embalagens de água mineral
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Data
Autores
Orientador
Paschoarelli, Luis Carlos 

Silva, Fernando José Carneiro Moreira da
Coorientador
Pós-graduação
Design - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A interação ‘homem-objeto’ é um tema de grande interesse para a prática do Design e da Ergonomia, visto que trata tanto de aspectos físicos quanto de aspectos de percepção. O presente estudo teve por objetivo realizar uma avaliação com atividades simuladas para verificar se a forma e a cor das embalagens influenciam os aspectos perceptivos da usabilidade e a transmissão de força de preensão manual. Foram realizados seis experimentos envolvendo 120 sujeitos brasileiros e 120 sujeitos portugueses, igualmente divididos entre jovens, adultos e idosos; e entre homens e mulheres. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em raciocínio indutivo, caracterizados por um estudo transversal com experimentação laboratorial. Foram avaliadas 5 embalagens de água mineral 500ml no Brasil e outras 5 embalagens com características semelhantes em Portugal. Os resultados apontam que o dispêndio de maior tempo para realização de uma tarefa, nem sempre, implica em menor satisfação dos usuários. Os materiais mais rígidos foram relacionados a uma melhor qualidade dos produtos. A presença de cintura nas embalagens foi um fator positivo, no entanto ela não pode estar abaixo do centro. A tampa muito baixa esteve relacionada à maior dificuldade de uso. A eficiência dos idosos foi significativamente menor em todos os casos. Diferentes diâmetros não influenciam o ato de despejo, porém influenciam diretamente a percepção quanto à facilidade de realização da tarefa. Os fatores determinantes para o posicionamento das mãos nas embalagens foram o centro de massa e a forma do produto. Em todos os casos os homens exerceram forças significativamente superiores às das mulheres. As médias de força dos idosos foram significativamente menores em todos os casos. Tampas mais altas (12mm e 13mm) possibilitaram melhor aplicação de forças. A embalagem vermelha foi relacionada ao maior esforço a ser aplicado na abertura. No entanto, não houve diferença significativa quando as embalagens azul e transparente foram comparadas entre si. Conclui-se que a forma e a cor da embalagem foram fatores que influenciaram os aspectos perceptivos e a interação biomecânica. O mesmo pôde ser observado com relação aos diferentes gêneros e faixas etárias.
Resumo (inglês)
The 'man-object' interaction is a subject of great interest for the practice of Design and Ergonomics, as it deals with both physical and perceptual aspects. The main objective of the present study was to carry out an evaluation with simulated activities to verify if the shape and color of the packages influence the perceptual aspects of the usability and the transmission of manual gripping force. Six experiments were carried out involving 120 Brazilian and 120 Portuguese subjects, equally divided among youth, adults and elderly; and between men and women. The methodological procedures were based on inductive reasoning, characterized by a cross-sectional study with laboratory experimentation. Five packages were selected for the test in Brazil and another 5 packages with similar features for the test in Portugal. The results indicate that the expenditure of more time to perform a task, not always, implies a lower user satisfaction. The more rigid materials were related to a better product quality. The presence of a curved area in the packaging was a positive factor, however it cannot be below the center. The very low cap was related to the greater difficulty of use. The efficiency of the elderly was significantly lower in all cases. Different diameters do not influence the pouring act, but directly influence the perception regarding the ease of accomplishment of the task. The determining factors for the positioning of the hands were the center of mass and the shape of the product. In all cases men exerted forces significantly higher than women. The mean strengths of the elderly were significantly lower in all cases. Higher caps (12mm and 13mm) allowed better application of forces. The red packaging was related to the greatest effort to be applied in the opening. However, there was no significant difference when the blue and transparent bottles were compared to each other. It was concluded that the shape and color of the packaging were factors that influenced the perceptual aspects and the biomechanical interaction. The same was observed with respect to the different genders and age groups.
Descrição
Palavras-chave
Design, Embalagem, Tampas de rosca, Percepção, Ergonomia, Usabilidade, Biomecânica, Packaging, Screw caps, Perception, Ergonomics, Usability, Biomechanics
Idioma
Português