Publicação: Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
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Data
Autores
Orientador
Gonçalves, Harryson Júnio Lessa 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente investigação de doutorado se trata de uma autoetnografia de um professor de ciências que tenciona propor encaminhamentos para a elaboração de políticas que miram a formação de professores para as tecnologias, especialmente a formação de professores de Ciências. Por se tratar de uma autoetnografia, o ponto principal da empiria é a recordação das experiências e vivências deste professor. Assim, para desenvolver a pesquisa, optou-se por realizar encontros-conversas com pessoas convidadas pelo pesquisador para discutir os respectivos temas de sua vida: formação inicial; formação durante o mestrado; formação durante a especialização; vivência em sua prática docente enquanto professor de tecnologia. Além desses encontros-conversas, o pesquisador realizou observações-participantes enquanto desenvolvia suas atividades laborais. É a partir dessa amálgama de feituras que o pesquisador conseguiu crochetar pontos-encruzilhadas para pensar a formação de professores para as tecnologias educacionais. Dessa forma, acredita-se que esses pontos-encruzilhadas podem se constituir como encaminhamentos para as políticas de formação de professores, especialmente aqueles currículos que planejam formar professores de Ciências.
Resumo (inglês)
This doctoral investigation is an autoethnography of a science teacher aiming to propose approaches for the development of policies focused on the training of teachers for technologies, particularly the training of Science teachers. As an autoethnography, the main point of empirical focus is the recollection of the experiences and life events of this teacher. To conduct the research, the choice was made to engage in conversation-meetings with individuals invited by the researcher to discuss the respective themes of his life: initial training; training during the master's program; training during specialization; and experiences in his teaching practice as a technology teacher. In addition to these conversation-meetings, the researcher carried out participant observations while performing his professional activities. It is from this amalgamation of events that the researcher managed to identify pivotal points-crossroads for contemplating teacher training for educational technologies. Thus, it is believed that these pivotal points-crossroads can serve as guidelines for teacher training policies, especially for curricula designed to educate Science teachers.
Descrição
Palavras-chave
Educomunicação, Decolonialidade, Professores de Ciências, TDIC, Educommunication, Decoloniality, Science Teachers, ICTs
Idioma
Português
Como citar
MARTINS, Igor Micheletto. Tecnologias e formação de professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências. 2024. 118 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.