Publicação: Currículo do estado de São Paulo e BNCC: convergências e divergências no ensino de história
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Senne, Marina Novaes de 

Coorientador
Pós-graduação
Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os currículos oficiais são políticas públicas que orientam e materializam as ações do governo no que diz respeito às diretrizes educacionais da rede pública de ensino. Nos últimos anos ocorreu uma transição importante dos currículos que regem a educação no estado de São Paulo, atualmente, existem dois documentos que orientam a prática docente nesse território: a Base Comum Curricular publicada em 2018 e o Currículo Paulista de 2020. A presente pesquisa aborda discussões dentro do ensino de História com o tema: convergências e divergências existentes entre o currículo do Estado de São Paulo e a Base Nacional Curricular Comum para o Ensino Médio no campo disciplinar da História. De forma geral, objetivou-se analisar quais as contribuições que esses dois documentos oferecem com relação aos conteúdos, abordagens e temas indicados para o Ensino Médio, tendo em vista que o currículo tem uma relação direta com as Políticas Públicas educacionais. A Federação, por meio da BNCC, apresenta uma verdadeira inovação em relação a temas, abordagens e metodologias? Qual o papel de um segundo currículo para o Estado? Neste estudo entendemos currículo como um dos elementos fundamentais das políticas públicas e das mudanças propostas para a educação, elaboradas a partir dos anos 80 e 90 do século XX, cujo objetivo é a unificação e igualdade dos educandos em território brasileiro. A BNCC configura-se como exemplo desse projeto, visto que atende aos anseios de um currículo unificado, capaz de sanar as necessidades educacionais de todos os estados brasileiros. Para tanto nos apoiamos na concepção de currículo de Apple, e a partir dessa concepção teórica realizamos uma análise crítica dos documentos curriculares. Também nós apoiamos nos estudos de Bittencourt no que diz respeito ao Ensino de História. Para essa análise optamos por um estudo qualitativo, com ênfase na análise de conteúdos e nos escritos de Laurence Bardin. Para sustentar esta pesquisa foi inicialmente realizada uma análise dos conteúdos de cada um dos documentos, e com os resultados dessa investigação foi realizado um balanço desses documentos, explorando a estrutura e os conteúdos gerais, o que possibilitou apontar as convergências e divergências nas temáticas selecionadas (tempo e temporalidade). A partir dessa análise foi possível concluir que existem poucas diferenças com relação aos conteúdos e habilidades dos documentos analisados, sendo estes apenas escritos e estruturados de formas distintas. Ao fim desse trabalho foi produzido um material de orientação para professores em sala de aula, especificamente na área do ensino da História neste nível de ensino, tendo em vista as demandas curriculares vigentes.
Resumo (inglês)
The official curricula are public policies that guide and materialize the government's actions with regard to the educational guidelines of the public school network. In recent years, there has been an important transition in the curricula that govern education in the state of São Paulo, currently, there are two documents that guide teaching practice in this territory: the Common Curricular Base published in 2018 and the 2020 Paulista Curriculum. discussions within the teaching of History with the theme: existing convergences and divergences between the curriculum of the State of São Paulo and the National Common Curricular Base for Secondary Education in the disciplinary field of History. In general, the objective was to analyze the contributions that these two documents offer in relation to the contents, approaches and themes indicated for High School, considering that the curriculum has a direct relationship with Educational Public Policies. Does the Federation, through the BNCC, present true innovation in terms of themes, approaches and methodologies? What is the role of a second curriculum for the State? In this study, we understand curriculum as one of the fundamental elements of public policies and proposed changes for education, elaborated from the 80s and 90s of the 20th century, whose objective is the unification and equality of students in Brazilian territory. The BNCC is an example of this project, as it meets the aspirations of a unified curriculum, capable of meeting the educational needs of all Brazilian states. For that, we rely on Apple's curriculum design, and from this theoretical conception we carried out a critical analysis of the curricular documents. We also rely on Bittencourt's studies with regard to the Teaching of History. For this analysis, we opted for a qualitative study, with emphasis on content analysis and Laurence Bardin's writings. To support this research, an analysis of the contents of each of the documents was initially carried out, and with the results of this investigation, a balance of these documents was carried out, exploring the structure and general contents of this document, which managed to point out the convergences and divergences in the selected themes (time and temporality) from this analysis it was possible to conclude that there are few differences in relation to the contents and abilities of the analyzed documents, which are just written and structured in different ways. At the end of this work, guidance material was produced for teachers in the classroom, specifically in the area of teaching History for this level of education, in view of the current curricular demands.
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Ensino de História, Políticas Públicas, Curriculum, History Teaching, Public Policy
Idioma
Português