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Publicação:
Caminho ótimo em malha dinâmica bidimensional

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Orientador

Prado, Simone das Graças Domingues

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciência da Computação - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Dado um meio físico ou virtual, a busca por um caminho ótimo entre dois ou mais pontos é uma problemática muito estudada na computação, possuindo uma série de soluções já validadas, como o algoritmo de Dijkstra e A*. O problema é relevante para um vasto espectro de aplicações, incluindo tráfego de redes, planejamento robótico, simulações e jogos de computador. No entanto, cada aplicação possui um conjunto de requisitos e restrições particular, tornando necessária a adaptação de soluções a cada caso específico. No caso de malhas dinâmicas bidimensionais o algoritmo A* é comumente utilizado, fornecendo a solução de forma ágil e precisa, e sendo fácil de adaptar. Este trabalho traz uma análise teórica sobre o problema do caminho ótimo, partindo de uma perspectiva generalizada, a qual é, então, restringida a uma malha dinâmica bidimensional, a ser percorrida por um agente virtual, utilizando o algoritmo A*.

Resumo (inglês)

Given a physical or virtual medium, the search for an optimal path between two or more points in that medium is a recurrent problem in computer science, with a series of already validated solutions, such as Dijkstra’s algorithm and A*. The problem is relevant to a wide spectrum of applications, including network traffic, robotic planning, simulations and computer games. However, each application has a particular set of requirements and restrictions, making it necessary to adapt solutions to each specific case. In the case of two-dimensional dynamic meshes, the A* algorithm is commonly used, providing the solution in an agile and precise way, and being easy to adapt. This work presents a theoretical analysis of the optimal path problem, starting from a generalized perspective, which is then restricted to a two dimensional dynamic mesh, to be traversed by a virtual agent, using the A* algorithm.

Descrição

Palavras-chave

Busca, Caminho ótimo, Malha dinâmica, Dijkstra, A*, Optimal path, Dynamic mesh,

Idioma

Português

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