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Metodologia Callejera: um caminho para a valorização da participação feminina nas aulas de Educação Física

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Orientador

Pereira da Silva, Márcio

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT/IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho investigou a influência da Metodologia Callejera na valorização da participação feminina nas aulas de Educação Física, a partir de uma intervenção pedagógica realizada com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Escolar Raul Rocha do Amaral, em São Vicente (SP), onde a autora atua como professora há dez anos. O objetivo principal foi analisar de que maneira a Metodologia Callejera contribui para a inclusão das meninas nas atividades corporais, superando aspectos limitadores simbólicos e contextuais historicamente presentes no ambiente escolar. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e participante, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários com questões abertas e fechadas, aplicados antes e após a intervenção pedagógica, além do diário de campo da professora-pesquisadora, que possibilitou o registro sistemático das vivências e interações durante o processo. As aulas incluíram modalidades diversificadas, como handebol, kin-ball, spikeball e flagball, organizadas a partir dos princípios da Metodologia Callejera que são: construção coletiva de regras, o jogo propriamente dito e mediação. A análise dos dados resultou na criação de duas categorias principais: “Entre o silenciamento e a resistência: à participação feminina e os olhares masculinos nas aulas de Educação Física” e “Impactos da Metodologia Callejera na participação estudantil”. Essas categorias foram desdobradas nas seguintes subcategorias: Aspectos limitadores simbólicos e cotidianos à participação feminina: Exclusão, invisibilidade e sentimentos de desvalorização; “Olhares masculinos sobre a participação feminina: reconhecimentos e invisibilizações”; “Ampliação da participação a partir de práticas diversificadas” e “Jogando juntos: a influência da Metodologia Callejera nas relações de gênero”. Os resultados obtidos evidenciaram um avanço expressivo na participação das estudantes, que passaram a se envolver de forma mais ativa e confiante nas aulas, destacando sentimentos de pertencimento, valorização e protagonismo. Observou-se, ainda, uma mudança significativa nas atitudes dos meninos, que demonstraram maior disposição para a colaboração, respeito mútuo e cumprimento das regras estabelecidas coletivamente, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Conclui-se que a Metodologia Callejera se mostrou uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de romper com padrões excludentes, promover práticas mais democráticas, equitativas e significativas e favorecer a participação de todos os estudantes nas aulas de Educação Física.

Resumo (inglês)

This study investigated the influence of the Callejera Methodology on the appreciation of female participation in Physical Education classes, based on a pedagogical intervention conducted with 7th-grade students in lower secondary education. The research was carried out at Raul Rocha do Amaral Municipal School, in São Vicente (SP), where the author has worked as a teacher for ten years. The main objective was to analyze how the Callejera Methodology contributes to the inclusion of girls in physical activities, overcoming symbolic and contextual limiting factors historically present in the school environment.The research adopted a qualitative, descriptive, and participatory approach, using as data collection instruments questionnaires (with open and closed questions) applied before and after the pedagogical intervention, in addition to the researcher's field diary, which enabled the systematic recording of experiences and interactions throughout the process. The classes included diversified sports and activities, such as handball, kin-ball, spikeball, and flagball, organized according to the principles of the Callejera Methodology: collective rule construction, the game itself, and mediation.The data analysis led to the creation of two main categories: "Between silencing and resistance: female participation and male perspectives in Physical Education classes" and "Impacts of the Callejera Methodology on student participation." These categories were further divided into the following subcategories: Symbolic and everyday limiting aspects of female participation: exclusion, invisibility, and feelings of devaluation; "Male perspectives on female participation: recognition and invisibility"; "Expansion of participation through diversified practices"; and "Playing together: the influence of the Callejera Methodology on gender relations."The results demonstrated a significant increase in the participation of the girls, who began to engage more actively and confidently in the classes, expressing feelings of belonging, appreciation, and protagonism. A notable change in the boys’ attitudes was also observed, as they showed greater willingness to collaborate, demonstrate mutual respect, and adhere to collectively established rules, contributing to the construction of a more welcoming and inclusive environment. It is concluded that the Callejera Methodology proved to be an effective pedagogical strategy, capable of breaking with exclusionary patterns, promoting more democratic, equitable, and meaningful practices, and encouraging the active participation of all students in Physical Education classes.

Descrição

Palavras-chave

Metodologia Callejera, Educação Física Escolar, Participação feminina, Práticas diversificadas, Equidade de gênero, Callejera methodology, Female participation, School Physical Education, Diversified body practices, Gender equity

Idioma

Português

Citação

SYLOS, Francislene de. Metodologia Callejera: um caminho para a valorização feminina nas aulas de Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Márcio Pereira da Silva. 2025. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP)UNESP, Bauru, 2025.

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