Logo do repositório
 

Interface entre história e ensino de matemática: um movimento lógico-histórico da medição do tempo e a atividade orientadora de ensino

dc.contributor.advisorDias, Marisa da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorMoraes, Edvaldo Alves de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-19T16:53:58Z
dc.date.available2018-03-19T16:53:58Z
dc.date.issued2018-02-02
dc.description.abstractEsta dissertação é elaborada a partir de um estudo que faz uma interface entre história, ensino e aprendizagem da matemática fundamentada na relação do movimento do pensamento na formação de conceitos historicamente produzidos pelo homem como forma de suprimento de suas necessidades e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos. A metodologia de pesquisa é colaborativa, uma vez que contribui para a formação do professor, da professora participante e dos estudantes. O objetivo geral da pesquisa é o de investigar o movimento do pensamento de estudantes do 6º ano do ensino fundamental II a partir de uma atividade orientadora de ensino, com ênfase no movimento lógico-histórico sobre medição de tempo. O referencial teórico desta dissertação é embasado nos pressupostos da psicologia histórico-cultural, no movimento lógico-histórico na atividade orientadora de ensino e nos pensamentos empírico e teórico. As análises tiveram como enfoque o movimento do pensamento sobre a medição do tempo e, com isso, as potencialidades de aprendizagem com a atividade orientadora de ensino elaborada a partir do movimento lógico-histórico da medição do tempo. As respostas dos estudantes permearam aspectos empíricos e suscitaram elementos para formação do pensamento teórico que reuniu o conteúdo sobre medição do tempo levando em conta os instrumentos de épocas distintas, como a clepsidra e a ampulheta, e situações histórico-sociais. A dissertação, por sua vez, traz contribuições da história da matemática para o ensino e suscita aspectos que levam ao desenvolvimento de pesquisas futuras e à compreensão do conceito de tempo.pt
dc.description.abstractThis dissertation is elaborated from a study that makes an interface among history, teaching and learning of mathematics based on the relation of the movement of thought in the formation of concepts historically produced by man as a way of supplying his needs and the context in which such concepts were developed. The research methodology is collaborative, since it contributes to the formation of the researcher, the participating of teachers and the students. The general objective of the research is to investigate the movement of the thought of students of the 6th grade of elementary school II from a teaching activity, with emphasis on the logicalhistorical movement on time measurement. The theoretical framework of this dissertation is based on the assumptions of historical-cultural psychology, on the logical-historical movement in the orienting activity of teaching and the empirical and theoretical thoughts. The analysis focused on the movement of thought on the measurement of time and, with it, the potential of learning with the teaching activity developed from the logical-historical movement of time measurement. The students responses permeated empirical aspects and elicited elements for the formation of theoretical thought that brought together content on time measurement taking into account the instruments of different epochs, such as clepsydra and hourglass, and historical-social situations. The dissertation, in turn, brings contributions from the history of mathematics to teaching and raises aspects that lead to the development of future research and the understanding of the concept of time.en
dc.identifier.aleph000898435
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes4508251745364291
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153084
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectInstrumentos de medidapt
dc.subjectMedição do tempopt
dc.subjectAtividade orientadora de ensinopt
dc.subjectHistória da matemáticapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMeasuring instrumentsen
dc.subjectMeasurement of timeen
dc.subjectTeaching activityen
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleInterface entre história e ensino de matemática: um movimento lógico-histórico da medição do tempo e a atividade orientadora de ensinopt
dc.title.alternativeInterface between History and teaching of mathematics: a logical-historical movement of the measurement of time and the teaching activityen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.advisor.lattes4508251745364291
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moraes_ea_me_bauru.pdf
Tamanho:
6.08 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: