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Publicação:
Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta

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Data

Orientador

Nicola, Ricardo Luís

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Comunicação Social - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The objective of this study is to adress the action possibilities of the Public Relations professional in management of communication between the virtual services companies and their customers – the cybernauts. For this purpose, a bibliographical research was made about the cyberspace, Internet environment, as well as the cyberculture and the on-line consumer public. It was also studied the possible areas of Public Relations's action, their work tools and means of communication with the customer, in order to verify the specificities of communication mediated by new technologies. Based on these concepts, it was possible to propose an action of this professional in the organizations called dotcom, in order to contribute to the management of the communication flow between companies and this “invisible” public, which relates virtually to the organization, establishing different modes of interaction in relation to tradicional customers, requiring different strategies of relashionsip

Resumo (português)

O objetivo do presente trabalho é abordar as possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas na gestão da comunicação entre as empresas de serviços virtuais e seus clientes – os cibernautas. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o ciberespaço, ambiente da internet, bem como a cibercultura e o perfil do público consumidor on-line. Também foram estudadas as possíveis áreas de atuação do Relações Públicas, suas ferramentas de trabalho e formas de comunicação com o cliente, de forma a verificar as especificidades da comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais. A partir dessas conceituações, foi possível realizar uma proposição de atuação desse profissional no âmbito das organizações denominadas pontocom, de forma a contribuir para a gestão do fluxo comunicacional entre as empresas e esse público “invísivel”, o qual se relaciona virtualmente com a organização, estabelecendo formas de interação diferenciadas em relação aos consumidores tradicionais, exigindo portanto estratégias diferentes de relacionamento

Descrição

Palavras-chave

Relações publicas, Comunicação, Internet, Cibercultura

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Marcos de Oliveira e. Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.

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