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Publicação:
Validação de face da versão brasileira digital do instrumento Children´s Anxiety Questionnaire

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Orientador

Ávila, Marla Andreia Garcia de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Enfermagem - FMB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Introdução: A hospitalização se caracteriza como externa ao bem estar humano, sua associação com ideias negativas relacionadas a ambientes desconhecidos e experiências desfavoráveis tornam-se obstáculos para o cuidado. A fundamental importância na promoção de um enfrentamento eficaz para minimizar a ansiedade em crianças que passam por uma internação hospitalar é inerente à prestação de um serviço qualificado. A identificação da falta de instrumentos adequados para enfermeiros atuantes em hospitais brasileiros a fim de avaliar a ansiedade autorreferida em crianças internadas justifica o presente projeto. Este estudo qualifica-se pela relevância da mensuração da ansiedade pelo enfermeiro, por meio do desenvolvimento de um produto tecnológico aplicável para obter o diagnóstico de ansiedade na hospitalização da criança, como parte da sistematização da assistência de enfermagem Objetivo: Realizar a validação de face da versão brasileira digital do Children´s Anxiety Questionnaire (CAQ) com crianças hospitalizadas e realizar correlação entre o instrumento impresso e o formato digital em 2D. Método: Tratou-se de um estudo metodológico com dados parciais de uma pesquisa multicêntrica seguindo o referencial Beaton (2007). A pesquisa foi conduzida na enfermaria de pediatria de um hospital de ensino no ano de 2022 incluindo crianças na faixa etária de 5 a 12 anos. Para a análise da versão pré-teste, foi considerada a taxa de concordância de 90% a partir das respostas: “concordo”, “não concordo" e "não sei responder”. Para estabilidade temporal, verificada pelas respostas das crianças em relação ao CAQ digital e impresso, foi determinada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), sendo considerado o resultado 0,70 como valor mínimo satisfatório. Resultados: Participaram da pesquisa 40 crianças, com média de idade de 7,9 anos. Entre esses, 42,5% estavam internados para a realização de cirurgia. A taxa de concordância quanto a versão digital foi de 96%. O ICC foi de 0, 89. A preferência das crianças pelo instrumento digital em 2D foi de 65%. Observa-se que existem indícios de que a dispersão dos valores da diferença entre impresso e digital sofra efeito da idade da criança. Considerações finais: Considera-se que o CAQ digital pode contribuir na avaliação e monitorização da ansiedade infantil. Ademais, o instrumento colabora para que as crianças verbalizem sentimentos positivos e negativos, além de acompanhar mudanças de comportamento da criança durante o período de tratamento ou hospitalização.

Resumo (inglês)

Introduction: Hospitalization is characterized as external to human well-being, its association with negative ideas related to unfamiliar environments and unfavorable experiences become obstacles to care. The fundamental importance of promoting effective coping to minimize anxiety in children undergoing hospitalization is inherent in providing a qualified service. Identifying the lack of adequate instruments for nurses working in Brazilian hospitals to assess self-reported anxiety in hospitalized children justifies the present project. This study is qualified by the importance of measuring anxiety by nurses, through the development of a technological product applicable to obtain the diagnosis of anxiety in the child's hospitalization, as part of the systematization of nursing care Objective: Carry out face validation of the digital Brazilian version of the Children's Anxiety Questionnaire (CAQ) with hospitalized children and perform correlation between the printed instrument and the 2D digital format. Method: This was a methodological study with partial data from a multicenter research following the Beaton (2007) framework. The research was conducted in the pediatric ward of a teaching hospital in the year 2022 including children aged 5 to 12 years. For the analysis of the pre-test version, an agreement rate of 90% was considered from the answers: "I agree", "I do not agree" and "I don't know how to answer". For temporal stability, verified by the children's responses in relation to the digital and printed CAQ, it was determined using the Intraclass Correlation Coefficient (ICC), with a result of 0.70 being considered as the minimum satisfactory value. Results: 40 children, with a mean age of 7.9 years, participated in the research. Among these, 42.5% were hospitalized for surgery. The concordance rate for the digital version was 96%. The ICC was 0.89. The children's preference for the 2D digital instrument was 65%. It is observed that there are indications that the dispersion of the values of the difference between print and digital is affected by the age of the child. Final considerations: It is considered that the digital CAQ can contribute to the assessment and monitoring of childhood anxiety. In addition, the instrument helps children to verbalize positive and negative feelings, in addition to monitoring changes in the child's behavior during the period of treatment or hospitalization.

Descrição

Palavras-chave

Enfermagem pediátrica, Instrumentos de medida, Instrumento de validação

Idioma

Português

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