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Publicação:
A enunciação nos vídeos verticais: o protagonismo do corpo

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Orientador

Médola, Ana Silvia Lopes Davi

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa realizou uma investigação acerca da visualidade de videoclipes produzidos em aspecto vertical, com foco nas estratégias enunciativas destes textos audiovisuais. Objetivando identificar a produção de sentido, bem como as relações de comunicação possibilitadas pelos smartphones, foram analisados os quatro videoclipes verticais mais populares no YouTube, no primeiro semestre de 2018, a partir do aporte teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa. A figura do corpo humano mantém-se como o ponto central da representação nesses vídeos, reafirmando o discurso de valorização do indivíduo no universo da produção de videoclipes. A partir do corpus analisado, observou-se que a construção visual desses clipes pode referenciar tanto uma estética relacionada à pratica da selfie, valorizando uma lógica narcísica e de celebridade, como também uma estética e montagem características do videoclipe tradicional, especular e fragmentário, voltado especificamente para a fruição nos smartphones.

Resumo (inglês)

This research carried out an investigation about the visuality of music videos produced in the vertical aspect, focusing on the enunciative strategies of these audiovisual texts. Aiming to identify the production of meaning, as well as the communication relations made possible by smartphones, the four most popular vertical music videos on YouTube, in the first half of 2018, were analyzed from the theoretical and methodological approach of French discursive semiotics. The figure of the human body remains the focus of representation in these videos, reaffirming the discourse of valuing the individual while producing music videos. From the corpus analyzed, it was perceived that the visual construction of these clips can refer to an aesthetic related to the practice of selfie, valuing a narcissistic and celebrity logic, as well as an aesthetic and editing characteristic of traditional, specular and fragmentary music videos, specifically for fruition on smartphones.

Descrição

Palavras-chave

Audiovisual, Videoclipe vertical, Semiótica, Enunciação, Smartphones, Vertical music videos, Semiotics, Enunciation

Idioma

Português

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