Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência

dc.contributor.authorViveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorZancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:52Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:52Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.format.extent3732-3736
dc.identifierhttp://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html
dc.identifier.citationEnseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013.
dc.identifier.issn0212-4521
dc.identifier.lattes6847958862033252
dc.identifier.lattes2628131697247851
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125303
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnseñanza de las Ciencias
dc.relation.ispartofjcr0.672
dc.relation.ispartofsjr0,521
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectFormação de professores de ciênciaspt
dc.subjectAnos iniciaispt
dc.subjectNatureza da ciênciapt
dc.titleA formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciênciapt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes6847958862033252
unesp.author.lattes2628131697247851
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos