Publicação: A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
dc.contributor.author | Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:28:52Z | |
dc.date.available | 2015-07-15T18:28:52Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 3732-3736 | |
dc.identifier | http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html | |
dc.identifier.citation | Enseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013. | |
dc.identifier.issn | 0212-4521 | |
dc.identifier.lattes | 6847958862033252 | |
dc.identifier.lattes | 2628131697247851 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/125303 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Enseñanza de las Ciencias | |
dc.relation.ispartofjcr | 0.672 | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,521 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Formação de professores de ciências | pt |
dc.subject | Anos iniciais | pt |
dc.subject | Natureza da ciência | pt |
dc.title | A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência | pt |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 6847958862033252 | |
unesp.author.lattes | 2628131697247851 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Ciências da Educação - FCLAR | pt |