Publicação: Mangá: uma proposta de uso de quadrinhos japoneses como recurso pedagógico no ensino de Artes
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Data
Autores
Orientador
Yamada, Thaís Regina Ueno 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O estudo dirigido neste trabalho de conclusão de curso acerca da utilização de mangás como recurso pedagógico no ensino de Artes traça caminhos e estudos que permeiam não apenas o mangá na atualidade, como também resgata a arte da cultura Japonesa desde o Período Heian, a fim de entender e analisar a evolução dessa linguagem ao longo dos séculos. Também visa adentrar em análises sobre a utilização de quadrinhos japoneses nas mais diversas áreas da educação, como biológicas, exatas e, principalmente, humanas. A partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, busca-se responder à pergunta: podem os mangás serem utilizados como recurso pedagógico no ensino de Artes? Como uma forma artístico-linguística, o mangá ainda vem sendo pouco explorado no ensino de Artes por arte-educadores, portanto, reitera-se a importância do estudo e uso deste elemento cultural japonês para atingir diversas competências e habilidades de Artes no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais e, não menos importante, no Ensino Médio. A investigação busca revelar as potencialidades do mangá para o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo.
Resumo (inglês)
The study presented in this thesis examines the use of manga as a pedagogical tool in teaching Arts, exploring approaches and studies that encompass not only contemporary manga but also Japanese art history, tracing back to the Heian Period. This analysis seeks to understand and investigate the evolution of this visual language over the centuries. Additionally, it includes an in-depth look at how Japanese comics are used in various educational fields, including the biological and exact sciences, with a primary focus on the humanities. It also aims to delve into analyses of the use of Japanese comics in various educational fields such as biological, exact, and predominantly human sciences. Through qualitative bibliographic research, the study seeks to answer the question: can manga be used as a pedagogical resource in Art education? As an artistic-linguistic form, manga is still underexplored in Art education by art educators. Therefore, this study emphasizes the importance of incorporating this cultural element into teaching to foster multiple competencies and skills within Arts for Elementary School (early and late years) and, equally importantly, in High School. The investigation seeks to reveal the potential of manga for developing competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC), promoting more dynamic and inclusive education.
Descrição
Palavras-chave
Artes, Mangá (Histórias em quadrinhos), Arte na Educação, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Arte japonesa, Japanese comics, Art education, Japanese culture, Arts, Education
Idioma
Português
Como citar
JORGE, Marina Gazza Rodrigues. Mangá: uma proposta de uso de quadrinhos japoneses como recurso pedagógico no ensino de Artes. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.