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Publicação:
Retextualização da escrita por alunos com surdez usuários da LIBRAS: em foco a mediação do professor

dc.contributor.authorGiroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli de Oliveira Sartoretto [UNESP]
dc.contributor.authorPoker, Rosimar Bortolini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:41Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:41Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe way teachers will coordinate the writing appropriation process assumes an especial importance, sharing their knowledge with the deaf student, assigning importance and meaning for what this student was capable to produce, even if his production isn’t resembled to the idealized pattern of an adult writing. This study is proposed to investigate the mediation in rewriting activities, along with deaf students, held by eight trainee students of a Pedagogy course, with ages between 20 and 28 years old. Thereunto, this activities were recorded on video, for later transcription and descriptive analysis, subsided by a new model proposed in the literature. The results indicate: the importance of the rewriting in the understanding of write contents produce by deaf students, the participants’ attitudinal change about their role like coordinator and interlocutor in such activities and the greater teacher’s comprehension about notational and discursive aspects involved in the deaf student write production. These results allowed to conclude the future teachers’ need that will work in inclusive classes or in multifunctional classes, understand and use rewriting activities in their daily pedagogical practice for the appropriation for the promotion of the Portuguese write by the deaf student, user of LIBRAS. It should be noted these teachers’ need to know the LIBRAS’ grammar and have access to linguistic knowledge enabling them to comprehend the nature of the occurrences present in the texts produced by deaf students.en
dc.description.abstractAssume especial importância o modo como o professor mediará o processo de apropriação da escrita, ao compartilhar seus conhecimentos com o aluno com surdez, ao atribuir importância e sentidos ao que esse aluno foi capaz de produzir, ainda que sua produção não tenha se assemelhado ao padrão idealizado de escrita do adulto. Sob tais aspectos, este estudo se propôs investigar a mediação em atividades de retextualização, junto a alunos com surdez, realizada por oito alunos estagiários de um curso de Pedagogia, com idade entre 20 e 28 anos. Para tal, essas atividades foram registradas em vídeo, para posterior transcrição e análise descritiva, subsidiada por um modelo diagramático proposto pela literatura. Os resultados indicaram: a importância da retextualização na compreensão dos conteúdos escritos produzidos por alunos com surdez, a mudança atitudinal dos participantes acerca de seu papel como mediador e interlocutor em atividades dessa natureza e a maior compreensão, por parte do professor, acerca de aspectos notacionais e discursivos envolvidos na produção escrita de alunos com surdez. Tais resultados permitiram concluir a necessidade de os futuros professores, que trabalharão em classes inclusivas ou em classes multifuncionais, compreenderem e utilizarem as atividades de retextualização em sua prática pedagógica cotidiana para a promoção da apropriação do português escrito pelo aluno com surdez, usuário da LIBRAS. Cabe ressaltar a necessidade de esses professores conhecerem a gramática da LIBRAS, bem como terem acesso a conhecimentos lingüísticos que lhes permitam compreender a natureza das ocorrências presentes nos textos produzidos por alunos com surdez.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Vila Universitária, CEP 17525902, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial - Campus de Marília, Marília, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Vila Universitária, CEP 17525902, SP, Brasil
dc.format.extent1-10
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3490
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 5, p. 1-10, 2010.
dc.identifier.fileISSN19825587-2010-05-01-01-10.pdf
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes5115827279189665
dc.identifier.lattes4452908824871363
dc.identifier.orcid0000-0001-8019-6506
dc.identifier.orcid0000-0001-6267-8085
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115016
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.titleRetextualização da escrita por alunos com surdez usuários da LIBRAS: em foco a mediação do professorpt
dc.title.alternativeDeafness, writing and mediation of the teacheren
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4452908824871363[3]
unesp.author.lattes5115827279189665[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8019-6506[3]
unesp.author.orcid0000-0001-6267-8085[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

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