Logo do repositório
 

Percepção da marcação de proeminência em crianças falantes do português brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Soncin, Geovana Carina Neris

Coorientador

Pós-graduação

Ciências da Saúde e Comunicação Humana - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Introdução: Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho de crianças falantes do Português Brasileiro na percepção auditiva na marcação de proeminência. A proeminência prosódica refere-se à expressão das relações acentuais em uma língua e apresenta implicações para organização rítmica, identificação de unidades lexicais e manifestação de diferentes possibilidades significativas. A manifestação da proeminência ocorre em dois níveis, abordados neste estudo: lexical e pós lexical. Há uma grande lacuna de estudos realizados sob o olhar da aquisição de linguagem acerca da percepção da proeminência para o Português Brasileiro, não tendo sido encontrados estudos que tenham avaliado os dois níveis de marcação de proeminência e que tenham considerado a percepção da proeminência em termos formais e em termos de compreensão. Objetivo: os objetivos deste estudo foram: (1) comparar o desempenho perceptual auditivo de crianças de diferente faixas etárias na marcação de proeminência em seus dois níveis: lexical e pós lexical; (2) comparar o desempenho crianças de diferente faixas etárias em tarefas de identificação do elemento mais proeminente e tarefas de interpretação semântica; (3) verificar se o tipo de estrutura métrica teria efeito para a identificação do acento lexical e se o tipo de estrutura informacional teria efeito para a identificação do acento frasal nuclear. Método: Foram apresentadas quatro tarefas aos sujeitos de 6 a 12 anos: duas tarefas de interpretação semântica e duas tarefas de identificação do elemento mais proeminente, organizadas nos níveis (1) lexical e (2) pós lexical. Nas tarefas de identificação, os sujeitos deveriam escutar os estímulos e indicar o elemento mais proeminente. Nas tarefas de interpretação semântica, os sujeitos deveriam escutar os estímulos apresentados indicar qual sentido atribuíam a eles. Foram utilizadas em todos os experimentos respostas de escolha forçada. Resultados: Houve efeito significativo para os grupo (F (3,56) = 35,591; p = 0,000); para o nível de manifestação da proeminência (1,56) = 19,273; p = 0,000); para interação entre estrutura métrica e grupo (F(6,56) = 4,286; p = 0,001); para interação entre estrutura informacional e grupo (F(12,224)=2,251; p=0,013). Conclusão: O estudo apresentou dados relevantes sobre a importância da idade, do nível de manifestação da proeminência, da tarefa perceptual e do tipo de estrutura para a investigação da percepção da marcação de proeminência. O desempenho perceptual auditivo parece ocorrer em um processo de aquisição segundo o qual o desempenho perceptivo se torna mais acurado conforme a idade, quando por volta dos 10 anos parece haver integração perceptual entre padrões estruturais rítmicos e melódicos e aspectos de compreensão de estruturas lexicais e semântico-pragmáticas de enunciados frasais. Pode-se ainda afirmar que o tipo de estrutura informacional interfere diretamente na identificação do foco para todas as idades, enquanto o tipo de estrutura métrica tende a afetar crianças mais novas, menores de 10 anos.

Resumo (inglês)

Introduction: The aim of this study was to investigate the auditory perception performance in prominence marking by Brazilian Portuguese-speaking children in order to establish age markers for the acquisition of this skill. Prosodic prominence refers to the expression of accentual relations in a language and has implications for rhythmic organization, identification of lexical units and manifestation of different meaningful possibilities. The manifestation of prominence occurs at two levels, which are addressed in this study: lexical and post-lexical. There is a large gap in studies about this skill for Brazilian Portuguese, no studies have been found that evaluated both levels of proeminence marking considering the perception of proeminence in formal and comprehension terms with studies covering only one of the levels of prominence marking or working with a reduced age range. Objective: The objectives of this study were: (1) to compare the auditory perceptual performance of children in prominence marking at its two levels: lexical and post-lexical; (2) to compare the performance of the groups in tasks of identification of the most prominent element and tasks of semantic interpretation; (3) to verify whether the type of metric structure would have an effect on the identification of lexical stress and whether the type of informational structure would have an effect on the identification of nuclear phrasal stress. Method: Four tasks were presented to the subjects aged 6 to 12 years: two semantic interpretation tasks and two tasks of identification of the most prominent element, organized at: (1) lexical and (2) postlexical levels. In the identification tasks, the subjects had to listen to the stimuli and indicate the most prominent element. In the semantic interpretation tasks, the subjects had to listen to the stimuli presented and indicate what meaning they attributed to them. Choice responses were used in all experiments. Results: There was a significant effect for the groups (F (3,56) = 35.591; p = 0.000); for the level of manifestation of prominence (1,56) = 19.273; p = 0.000); for interaction between metric structure and group (F(6.56) = 4.286; p = 0.001); for interaction between informational structure and group (F(12.224)=2.251; p=0.013). Conclusion: The study presented relevant data on the importance of age, level of prominence manifestation, perceptual task and type of structure for investigating the perception of prominence marking. Auditory perceptual performance appears to occur in an acquisition process in which perceptual performance becomes more accurate with age, when at around 10 years of age there appears to be perceptual integration between rhythmic and melodic structural patterns and aspects of understanding lexical and semantic-pragmatic structures of phrasal statements. It can also be stated that the type of informational structure directly interferes with the identification of focus for all ages, while the type of metric structure tends to affect younger children, under 10 years of age.

Descrição

Palavras-chave

Percepção auditiva, Prosódia, Proeminencia, Linguagem, Português brasileiro, Auditory perception, Prosody, Language

Idioma

Português

Citação

BORGES, Giovanna Caroline. Percepção da marcação de proeminência em crianças falantes do português brasileiro. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Comunicação Humana) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação