Logotipo do repositório
 

Publicação:
A individualidade de meninos negros em Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser e Foi ele que nomeou a ventania.

dc.contributor.advisorNogueira, Claudete de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorFigueiredo, Debora Gabriela Lopes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-19T14:44:50Z
dc.date.available2022-05-19T14:44:50Z
dc.date.issued2022-04-24
dc.description.abstractO seguinte trabalho de crítica literária aborda a individualidade de garotos negros como protagonistas nos dois livros de literatura infantil, Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser (2019) por Lázaro Ramos Foi ele que escreveu a ventania (2017) por Rosana Rios. Fundalmente, será utilizado a teoria de análise literária de Nelly Novaes Coelho para literatura infantil, e os estudos de Luiz Fernando França e Luciana Araujo Figueiredo sobre as representações da personagem negra dentro da literatura infantil brasileira, criando um dialogo sobre como a criança racializada participa do texto. Partindo do pressuposto que a literatura infantil é um direito imprescindível para a formação de crianças como leitoras e pensadoras criticas, baseado pelas colocações de Antonio Candido, será feito uma análise critica literária de ambos os livros individualmente, enfatizando as construções dos seus protagonistas, para se chegar à uma análise comparativa levantando questões tanto literárias e artísticas quanto etnicorraciais.pt
dc.description.abstractThe following work of literary criticism addresses the individuality of black boys as protagonists in the two books of children's literature, Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser (2019) by Lázaro Ramos and Foi ele que escreveu a ventania (2017) by Rosana Rios. Essentially, it will be used the Nelly Novaes Coelho's theory of literary analysis for children's literature, and the studies of Luiz Fernando França and Luciana Araujo Figueiredo about the representations of black characters within Brazilian children's literature, creating a dialogue about how the racialized child participates in the text. Starting from the assumption that children's literature is an indispensable right to the formation of children as readers and critical thinkers, based on Antonio Candido's statements, a literary critical analysis will be made of both books individually, emphasizing the constructions of their protagonists, to arrive at a comparative analysis raising both literary, artistic and ethno-racial questionsen
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234790
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectIdentidade racialpt
dc.subjectCríticapt
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectBlack charactersen
dc.subjectLiterary analysisen
dc.titleA individualidade de meninos negros em Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser e Foi ele que nomeou a ventania.pt
dc.title.alternativeThe individuality of black boys in Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser and Foi ele que nomeou a ventania.en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
figueiredo_dgl_tcc_arafcl.pdf
Tamanho:
2.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
figueiredo_dgl_autorizacao_arafcl.pdf
Tamanho:
78.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: