Logotipo do repositório
 

Publicação:
História de vida e formação: educando o olhar e percebendo pesquisa enquanto experiência

dc.contributor.advisorLeite, César Donizetti Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorCogo, Antonio de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:12:28Z
dc.date.available2015-03-23T15:12:28Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractWay in the theme of the story of my life and training and electingchildhood as a guide in the works of Benjamin. Narrating a series of reflections on childhood and experience, taking for reading and interpretation of aphorisms that make up my childhood and training as a fellow researcher, a full text simultaneously, is juxtaposed with other texts and authors, intertwining with Benjamin, memory and history in my narrative, in a singular moment, an event. In this course highlight the place ofexperience and their languages, between the know-how, andknowing how to express thinking about childhood and educationevent in the making, which announces the issue of impoverishment and destitution of the experience of life ineducational practice, indicating the possibility resume thembetween school knowledge and practices through different view of childhood and the event, as a teacher. I will continue outliningmy experience in research groups choosing the language and itsinterfaces specifically with art cinema / pictures in the construction of our subjectivity in postmodernity. The methodology is qualitative, will take place within what we call the ethical self. Transcendence is an act and not a process, and yetas an overshooting of history is always historically situated and,therefore, has a concrete context. Using my own journey as an educator / researcher in my path as an area of passage / travel / experience / track / time in the constitution of my subjectivity in my own life storyen
dc.description.abstractCaminho no tema da história de minha vida e formação e elegendo a infância como fio condutor nas obras de Benjamin. Narrando um conjunto de reflexões sobre infância e da experiência, tomando para leitura e interpretação de aforismos que compõem a minha infância e formação enquanto sujeito pesquisador, um texto que simultaneamente completa, se justapõe com outros textos e autores, entrelaçando com Benjamin, memória e história nas minhas narrativas, em um momento singular, um acontecimento. Neste percurso destaco este lugar da “experiência” e suas linguagens, entre o saber fazer, e o saber expressar pensando a infância, e o acontecimento no fazer educativo, o qual anuncia o problema do empobrecimento da experiência e da destituição da vida, na práxis educativa, indicando a possibilidade de retomá-las entre os saberes e práticas escolares, por meio de outro olhar sobre a infância e o acontecimento, na atividade docente. Prossigo delineando a minha experiência nos grupos de pesquisas elegendo a linguagem e suas interfaces com arte especificamente o cinema/imagens na construção de nossa subjetividade na pós-modernidade. A metodologia é de caráter qualitativo, se da dentro daquilo que chamamos de “o eu ético”. A transcendência é um ato e não um processo, e, no entanto, como uma “superação” da história é sempre situada historicamente e, portanto, tem um contexto concreto. Usando meu próprio percurso de educador/pesquisador em meu trajeto enquanto espaço de travessia/deslocamento/experiência/percurso/tempo na constituição de minha subjetividade em minha própria história de vidapt
dc.format.extent70 f.
dc.identifier.aleph000691288
dc.identifier.citationCOGO, Antonio de Oliveira. História de vida e formação: educando o olhar e percebendo pesquisa enquanto experiência. 2011. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.filecogo_ao_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes6992448529240189
dc.identifier.orcid0000-0001-8889-750X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118698
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBenjamim, Walterpt
dc.subjectMemoriapt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectPsicologia educacionalpt
dc.subjectLinguagempt
dc.titleHistória de vida e formação: educando o olhar e percebendo pesquisa enquanto experiênciapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6992448529240189
unesp.advisor.orcid0000-0001-8889-750X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cogo_ao_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format