Publicação: Criar, formar e transformar: Um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorial
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bortz, Graziela 

Coorientador
Nascimento, Andreia Miranda de Moraes 

Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta pesquisa proponho analisar a permanência do ensino conservatorial de música, principalmente no Brasil, contrapondo com a análise dos métodos ativos como forma de pedagogia alternativa. A partir disso, perceber a criatividade como importante ferramenta pedagógica levou a identificação dos componentes mais comuns da experiência criativa, com propósito de avaliar o que pode inibi-las ou facilitá-las. Por fim, propõem-se discutir quais abordagens pedagógicas podem contribuir para um processo de ensino que permita o desenvolvimento das habilidades musicais associadas à criatividade. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi empregado como metodologia a pesquisa bibliográfica nas áreas de educação e de criatividade musical, com objetivo de repensar o ensino tradicional através práticas pedagógicas associadas à criatividade.
Resumo (inglês)
In this research I propose to analyze the permanence of conservatory music teaching, mainly in Brazil, contrasting it with the analysis of active methods as a form of alternative pedagogy. According to this, perceiving creativity as an important pedagogical tool led to the identification of the most common components of the creative experience, with the purpose of evaluating what can inhibit or facilitate them. Finally, we propose to discuss which pedagogical approaches can contribute to a teaching process that allows the development of musical skills associated with creativity. To develop this work, bibliographical research in the areas of education and musical creativity was used as a methodology, with the aim of rethinking traditional teaching through pedagogical practices associated with creativity.
Descrição
Palavras-chave
Música - Instrução e estudo, Educação, Criatividade, Pensamento criativo
Idioma
Português
Como citar
BONINI, Débora Macuco. Criar, formar e transformar: um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorial. 2024. 52 f. Orientador: Profa. Dra. Graziela Bortz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2024.