Logotipo do repositório
 

Publicação:
Criar, formar e transformar: Um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bortz, Graziela

Coorientador

Nascimento, Andreia Miranda de Moraes

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nesta pesquisa proponho analisar a permanência do ensino conservatorial de música, principalmente no Brasil, contrapondo com a análise dos métodos ativos como forma de pedagogia alternativa. A partir disso, perceber a criatividade como importante ferramenta pedagógica levou a identificação dos componentes mais comuns da experiência criativa, com propósito de avaliar o que pode inibi-las ou facilitá-las. Por fim, propõem-se discutir quais abordagens pedagógicas podem contribuir para um processo de ensino que permita o desenvolvimento das habilidades musicais associadas à criatividade. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi empregado como metodologia a pesquisa bibliográfica nas áreas de educação e de criatividade musical, com objetivo de repensar o ensino tradicional através práticas pedagógicas associadas à criatividade.

Resumo (inglês)

In this research I propose to analyze the permanence of conservatory music teaching, mainly in Brazil, contrasting it with the analysis of active methods as a form of alternative pedagogy. According to this, perceiving creativity as an important pedagogical tool led to the identification of the most common components of the creative experience, with the purpose of evaluating what can inhibit or facilitate them. Finally, we propose to discuss which pedagogical approaches can contribute to a teaching process that allows the development of musical skills associated with creativity. To develop this work, bibliographical research in the areas of education and musical creativity was used as a methodology, with the aim of rethinking traditional teaching through pedagogical practices associated with creativity.

Descrição

Palavras-chave

Música - Instrução e estudo, Educação, Criatividade, Pensamento criativo

Idioma

Português

Como citar

BONINI, Débora Macuco. Criar, formar e transformar: um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorial. 2024. 52 f. Orientador: Profa. Dra. Graziela Bortz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação