Logotipo do repositório
 

Publicação:
Criar, formar e transformar: Um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorial

dc.contributor.advisorBortz, Graziela [UNESP]
dc.contributor.authorBonini, Debora Macuco [UNESP]
dc.contributor.coadvisorNascimento, Andreia Miranda de Moraes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2024-12-06T19:17:44Z
dc.date.available2024-12-06T19:17:44Z
dc.date.issued2024-10-17
dc.description.abstractNesta pesquisa proponho analisar a permanência do ensino conservatorial de música, principalmente no Brasil, contrapondo com a análise dos métodos ativos como forma de pedagogia alternativa. A partir disso, perceber a criatividade como importante ferramenta pedagógica levou a identificação dos componentes mais comuns da experiência criativa, com propósito de avaliar o que pode inibi-las ou facilitá-las. Por fim, propõem-se discutir quais abordagens pedagógicas podem contribuir para um processo de ensino que permita o desenvolvimento das habilidades musicais associadas à criatividade. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi empregado como metodologia a pesquisa bibliográfica nas áreas de educação e de criatividade musical, com objetivo de repensar o ensino tradicional através práticas pedagógicas associadas à criatividade.pt
dc.description.abstractIn this research I propose to analyze the permanence of conservatory music teaching, mainly in Brazil, contrasting it with the analysis of active methods as a form of alternative pedagogy. According to this, perceiving creativity as an important pedagogical tool led to the identification of the most common components of the creative experience, with the purpose of evaluating what can inhibit or facilitate them. Finally, we propose to discuss which pedagogical approaches can contribute to a teaching process that allows the development of musical skills associated with creativity. To develop this work, bibliographical research in the areas of education and musical creativity was used as a methodology, with the aim of rethinking traditional teaching through pedagogical practices associated with creativity.en
dc.identifier.citationBONINI, Débora Macuco. Criar, formar e transformar: um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorial. 2024. 52 f. Orientador: Profa. Dra. Graziela Bortz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2024.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258676
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectPensamento criativopt
dc.titleCriar, formar e transformar: Um olhar pedagógico acerca da criatividade musical e sua possível inibição no ensino conservatorialpt
dc.title.alternativeCreating, forming and transforming: A pedagogical perspective on musical creativity and its possible inhibition in conservatory educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão Paulo - IA - Músicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bonini_dm_tcc_ia
Tamanho:
370.19 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bonini_dm_tcc_autorizacao_ia.pdf
Tamanho:
258.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: