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Publicação:
Motivos de ausência em consultas médicas agendadas em ambulatório de referência, perfil dos usuários e intervalo de agendamento

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Orientador

Juliani, Carmen Maria Casquel Monti

Coorientador

Pós-graduação

Enfermagem - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Introdução:Os Serviços de Saúde devem ser planejados e estruturados para o atendimento das demandas da população. A organização dos serviços é essencial. A demanda por consulta médica programada na saúde é elevada, porém observa-se o elevado absenteísmo dos pacientes, comprometendo a saúde individual e coletiva. Refletindo em uma visão de desorganização e não utilização dos recursos disponíveis. Objetivo: Identificar e analisar o conhecimento na literatura nacional e internacional, avaliar a taxa de absenteísmo e o perfil dos usuários faltosos, a especialidade de ocorrência e os motivos dos pacientes faltosos em ambulatório de referência para o Sistema Único de Saúde, avaliar os agendamentos das faltas e a experiência da pesquisa por telefone. Métodos: Estudo de múltiplos métodos. A coleta de dados foi realizada nos anos de 2018/2019, em Hospital Terciário de referência para o Sistema Único de Saúde, localizado no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram oriundos do Sistema eletrônico de prontuário dos pacientes, com dados enviados pelo Centro de Informática Médica da Instituição e de entrevistas estruturadas dirigidas a usuários. De uma amostra aleatória de 493 pacientes acima de 18 anos que faltaram nas consultas médicas agendadas em 12 especialidades estudadas, 317 participaram da pesquisa. Não foi possível o contato telefônico com 151 pacientes, 12 pacientes se recusaram e 13 pacientes foram a óbito. Foram excluídos os pacientes que após 5 tentativas de contato telefônico em dias e horários alternados, não responderam a chamada. As entrevistas foram realizadas de abril de 2018 a fevereiro de 2019 por celular aparelho Samsung Galaxy S6 e gravadas pelo aplicativo Call Recorder. Os dados foram transcritos para o banco de dados da pesquisa. Resultados e Discussão: Foram construídos 5 artigos, o primeiro artigo foi uma Revisão Integrativa que teve como objetivo buscar como está o absenteísmo dos pacientes nas consultas médicas agendadas em ambulatórios. Foram identificados 767 artigos nas Bases de Dados: PubMed, Embase, Scopus, Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), no Medline, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LiLACS), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo-Biblioteca Virtual em Saúde e Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS) acessados pelo Portal da Biblioteca Virtual de Saúde com base na questão norteadora. Foram elegíveis e incluídos no estudo 9 artigos que abordaram a temática dos motivos das faltas, gastos do absenteísmo para os serviços de saúde e estratégias para prevenção das faltas. Os artigos encontrados apresentaram baixo Nível de Evidência e maior presença de artigos internacionais. O segundo artigo foi um estudo quantitativo que caracterizou a amostra de todos os pacientes faltosos em 2018. Observou-se a taxa de 18,65% de pacientes faltosos nas consultas agendadas em 12 especialidades estudadas, totalizando 22550 pacientes. Pacientes do sexo feminino com 54,79%, 55,14% casados, 87,19% da cor branca, entre 60 a 64 anos, nível de instrução 40,13% fundamental incompleto, 23,53% com perfil ocupacional de prendas domésticas. Procedentes de 284 municípios porém mais prevalente em Botucatu com 38,01%, com 72,98% faltas em consultas de retorno. Com intervalo de agendamento até a data da consulta variando de 180 a 365 dias (37,23%) com p valor < 0,001. O terceiro artigo realizado a partir de amostra do baco de dados do segundo artigo, foram realizadas contatos telefônicos com 317 pacientes para saber os motivos das faltas obtivemos 52 motivos diferentes que foram agregados em 11 Categorias, 18.06% afirmam não terem faltado na consulta, 16.98% afirmaram que estavam doentes ou internados, as variáveis foram significativas e pvalor 0,006. O quarto artigo foi verificado o agendamento das consultas dos pacientes faltosos observou-se o intervalo do agendamento até a data da consulta prevalente de 180 a 365 dias (35,96%), foi significativo pvalor 0,0001, 49,84% dos pacientes referiram não terem sido avisados da data da consulta por Serviço de Mensagem Curta, 63,09% referem não ter reagendado a consulta perdida. O quinto artigo foi um Relato da experiência dos pesquisadores com a pesquisa realizada por telefone evidenciou vantagens com relação a atingir um maior número de pacientes, ser de baixo custo e com boa aceitação dos usuários. Houve predomínio das chamadas telefônicas no período da manhã (p valor 0,0001) e atendidas pelo próprio paciente em 94,32%, com 53,94% com as ligações realizadas na primeira tentativa. Foram realizadas 2014 ligações no período para conclusão, totalizando 93 horas, 13 minutos e 33 segundos. Conclusão: Para a organização do atendimento prestado, faz-se necessário conhecer o perfil dos faltosos, bem como seus motivos para otimização de recursos e consequente redução da fila de espera e continuidade da assistência prestada ao paciente. A pesquisa por telefone foi enriquecedora e agregou conhecimento sobre o método de coleta de dados por telefone, mostrando a suas vantagens e desvantagens e a receptividade dos pacientes.

Resumo (inglês)

Introduction: Health Services should be planned and structured to meet the demands of the population. The organization of services is essential. The demand for scheduled medical consultation in health is high, but the high absenteeism of patients is observed, compromising individual and collective health. Reflecting on a view of disorganization and non-utilization of available resources. Objective: To identify and analyze knowledge in the national and international literature, to evaluate the absenteeism rate and profile of missing users, the specialty of occurrence and the reasons of patients who are absent in a reference outpatient clinic for the Unified Health System, to evaluate the scheduling of absences and the experience of telephone research. Methods: Study of multiple methods. Data collection was performed in 2018/2019, in a Tertiary Hospital of reference for the Unified Health System, located in the interior of the State of São Paulo. The data came from the electronic system of patients' medical records, with data sent by the Center for Medical Informatics of the Institution and structured interviews directed to users. From a random sample of 493 patients over 18 years of age who missed scheduled medical appointments in 12 studied specialties, 317 participated in the study. Telephone contact with 151 patients was not possible, 12 patients refused and 13 patients died. Patients who, after 5 attempts at telephone contact on alternate days and times, did not answer the call were excluded. The interviews were conducted from April 2018 to February 2019 by samsung galaxy s6 handset and recorded by the Call Recorder app. The data were transcribed to the research database. Results and Discussion: Five articles were constructed the first article was an Integrative Review that aimed to seek the absenteeism of patients in scheduled medical consultations in outpatient clinics. A total of 767 articles were identified in the Databases: PubMed, Embase, Scopus, Web of Science and Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), in Medline, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LiLACS), São Paulo State Department of Health-Virtual Health Library and Spanish Bibliographic Index in Health Sciences (IBECS) accessed by the Portal of the Virtual Health Library based on the northing question. We were eligible and included in the study 9 articles that addressed the theme of the reasons for absences, absenteeism expenses for health services and strategies for the prevention of absences. The articles found presented low level of evidence and greater presence of international articles. The second article was a quantitative study that characterized the sample of all patients who were absent in 2018. The rate of 18.65% of patients who were absent in the scheduled consultations in 12 specialties studied was observed, totaling 22550 patients. Female patients with 54.79%, 55.14% married, 87.19% white, between 60 and 64 years old, education level 40.13% incomplete elementary school, 23.53% with occupational profile of domestic gifts. They came from 284 municipalities but more prevalent in Botucatu with 38.01%, with 72.98% absences in return consultations. With scheduling interval up to the date of the consultation ranging from 180 to 365 days (37.23%) with p value < 0.001. The third article was made from a sample of the bacchus of data of the second article, telephone contacts were made with 317 patients to know the reasons for the absences we obtained 52 different reasons that were aggregated into 11 categories, 18.06% stated that they did not miss the consultation, 16.98% stated that they were sick or hospitalized, the variables were significant and pvalor 0.006. The fourth article was verified the scheduling of appointments of missing patients, the scheduling interval was observed until the date of the prevalent consultation from 180 to 365 days (35.96%), it was significant pvalor 0.0001, 49.84% of the patients reported not having been warned of the date of the consultation by The Short Message Service, 63.09% reported not having rescheduled the missed consultation. The fifth article was a report of the researchers' experience with the research conducted by telephone showed advantages in relation to reaching a greater number of patients, being low cost and with good acceptance of users. There was a predominance of telephone calls in the morning (p value 0.0001) and answered by the patient himself in 94.32%, with 53.94% with the calls made in the first attempt. 2014 calls were made in the period for completion, totaling 93 hours, 13 minutes and 33 seconds. Conclusion: For the organization of the care provided, it is necessary to know the profile of absentees, as well as their reasons for optimizing resources and consequent reduction of the waiting list and continuity of care provided to the patient. The telephone research was enriching and added knowledge about the method of data collection by telephone, showing its advantages and disadvantages and the receptivity of patients.

Descrição

Palavras-chave

Absenteísmo, Assistência ambulatorial, Recursos em saúde, Pesquisa em administração de enfermagem, Pacientes não comparecentes, Enfermagem, Absenteeism, Ambulatory care, Health resources, Nursing

Idioma

Português

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