Publicação: Metodologias de ensino na iniciação esportiva: perspectivas de profissionais de educação física
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A iniciação esportiva é um momento fundamental para a aprendizagem de determinadas modalidades esportivas. A literatura traz algumas críticas acerca das metodologias adotadas por profissionais de Educação Física que atuam com a iniciação esportiva, que muitas vezes apresentam um caráter mais tecnicista. Existem propostas que buscam superar essas metodologias, buscando trazer outros conhecimentos acerca do esporte, levando em consideração aspectos táticos, tomada de decisão e o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho foi buscar identificar as metodologias de ensino relatadas por profissionais da Educação Física que atuam com a iniciação esportiva na prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo. Foram entrevistados três profissionais que atuam na cidade, e a partir dos relatos que trouxeram, foram identificadas três categorias de análise: Metodologias de ensino, expectativas dos profissionais, e dificuldades enfrentadas pelos profissionais neste período de ensino. Em relação às metodologias aplicadas, observou-se que, a partir dos relatos, os profissionais adotam práticas mais tradicionais, voltadas a aspectos mais tecnicistas, entretanto, em relação às expectativas, a formação de atletas não foi a mais observada, levando a concluir que buscam ensinar o esporte não somente pensando no alto rendimento. Por fim, as dificuldades relatadas se relacionaram com a influência dos responsáveis, e o entendimento por parte dos iniciantes.
Resumo (inglês)
Sports initiation is a fundamental moment for learning certain sports. The literature brings some criticisms about the methodologies adopted by Physical Education professionals who work with sports initiation, which often have a more technical character. There are proposals that seek to overcome these methodologies, seeking to bring other knowledge about the sport, taking into account tactical aspects, decision making and cognitive development. The objective of this work was to seek to identify the teaching methodologies related by Physical Education professionals who work with sports initiation in the city hall of a city in the interior of São Paulo. Three professionals who work in the city were interviewed, and from the reports they brought, three categories of analysis were identified: teaching methodologies, expectations of professionals, and difficulties faced by professionals in this teaching period. Regarding the applied methodologies, it was observed that, from the reports, the professionals adopt more traditional practices, focused on more technical aspects, however, in relation to expectations, the training of athletes was not the most observed, leading to the conclusion that seek to teach the sport not only thinking about high performance. Finally, the difficulties were related to the influence of those responsible, and understanding by the beginners.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Esportes, Iniciação esportiva, Expectativas, Teaching, Sport, Expectations, Sports initiation
Idioma
Português