Logotipo do repositório
 

Publicação:
O trabalho do professor de educação física: análise do currículo paulista à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

dc.contributor.advisorMazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorAndrade, José Milton Azevedo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-01-28T16:36:54Z
dc.date.available2021-01-28T16:36:54Z
dc.date.issued2020-11-27
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar o trabalho do professor de Educação Física circunscrito nas orientações pedagógicas do currículo oficial paulista a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, a qual tem como inspiração as elaborações marxianas sobre o trabalho, uma das categorias fundantes dessa pedagogia. Com o respaldo teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético, desenvolvemos uma pesquisa teórica e documental analisando como o trabalho do professor de Educação Física se caracteriza em determinados documentos oficiais, priorizando as discussões com a Base Nacional Comum Curricular e, em especial, com o currículo oficial do estado de São Paulo. Desse modo, verificamos que o trabalho do professor de Educação Física nesses documentos configura-se de forma negativa, devido ao alinhamento ideológico com as chamadas pedagogias do “aprender a aprender”, cujas proposições conduzem à desvalorização do saber elaborado e do trabalho educativo reforçando o pragmatismo alienado da sociedade capitalista. Em contraposição ao esvaziamento da escola defendido pelo lema “aprender a aprender”, presente nas orientações estabelecidas nos documentos oficiais, a tese buscou na pedagogia histórico-crítica a alternativa condizente com a formação humana omnilateral, portanto, uma perspectiva contra-hegemônica para a Educação Física escolar, tendo como referência a socialização dos conteúdos clássicos, sendo que tal atividade se dá por meio do processo de transmissão-assimilação, isto é, o trabalho educativo.pt
dc.description.abstractThe goal of this study was to analyze the role of the Physical Education teacher circumscribed in the pedagogical guidelines of the official São Paulo curriculum based on the foundations of historical-critical pedagogy, which is inspired by Marxian elaborations on labor, one of the founding categories of such pedagogy. With the theoretical and methodological support of historical-dialectical materialism, we developed a theoretical and documentary research analyzing how the role of the Physical Education teacher is characterized in certain official documents, prioritizing discussions with the Common Curricular National Base and, in particular, with the official curriculum of the state of São Paulo. Thus, we verified that the role of the Physical Education teacher in the said documents is configured in a negative way, due to the ideological alignment with the so-called “learning to learn” pedagogies, whose propositions lead to the devaluation of the elaborated knowledge and the educational work reinforcing the alienated pragmatism of the capitalist society. In contrast to the emptying of the school defended by the motto “learning to learn”, present in the guidelines established in the official documents, the thesis sought in the historical-critical pedagogy the alternative consistent with the omnilateral human formation, therefore, a counter-hegemonic perspective for Physical Education in schools, having as reference the socialization of classic contents, and this activity occurs through the transmission-assimilation process, that is, the educational work.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202537
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectTrabalho educativopt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt
dc.subjectCurrículo paulistapt
dc.subjectEducational worken
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyen
dc.subjectSão Paulo curriculumen
dc.titleO trabalho do professor de educação física: análise do currículo paulista à luz da Pedagogia Histórico-Críticapt
dc.title.alternativeThe work of the physical education teacher: analysts of São Paulo’s curriculum in reliance on the Historical-Critical Pedagogyen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaTeorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
andrade_jma_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
943.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: