Logotipo do repositório
 

Publicação:
A medicalização do TDAH em crianças: considerações de professores da educação básica sobre as características que definem o transtorno

dc.contributor.advisorRondina, Regina de Cássia [UNESP]
dc.contributor.authorVollet, Fernanda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-06-26T14:14:21Z
dc.date.available2019-06-26T14:14:21Z
dc.date.issued2019-05-03
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema atual que pode interferir no ambiente escolar, principalmente pelos efeitos que pode ocasionar. Quando suas características não são devidamente conhecidas e identificadas, a criança pode sofrer prejuízos, afetando seu desempenho cognitivo, emocional e social, na escola, na família e com seus pares. As transformações do mundo moderno expõem as crianças a uma grande variedade de estímulos. E ao se depararem com o ambiente escolar, muitos comportamentos ou características infantis podem ser confundidos com o real diagnóstico de TDAH. O grande aumento de diagnósticos desse transtorno em crianças em idade escolar resultou no aumento considerável de medicalização nos últimos anos. Nessa perspectiva de mudanças socioculturais, destaca-se a importância da família na formação afetiva e moral da criança, pois a estrutura familiar proporciona melhorias no desenvolvimento psicológico, como segurança, controle emocional e autoestima. O objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções dos docentes de uma escola da Rede Municipal de Educação em São José do Rio Preto-SP sobre as características comportamentais de crianças que indicam a presença do transtorno e sobre a medicalização em alunos na instituição. Foi realizado um levantamento do número de diagnósticos de TDAH e o registro de medicalização utilizada pelas crianças em idade escolar na instituição. Como fundamento para a pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores nas áreas de educação e psicologia, procurando contextualizar o tema, esclarecer suas definições, além de caracterizar o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e o processo de medicalização em crianças na idade escolar. Tendo em vista a formação de professores, que são responsáveis pela maioria dos encaminhamentos de alunos para a ajuda especializada, buscou-se identificar também nesta pesquisa a concepção dos professores da Unidade Escolar sobre o TDAH. Desta forma, esta dissertação visa colaborar na compreensão do processo de medicalização do TDAH, destacando a necessidade de alternativas para que as crianças diagnosticadas com esse transtorno tenham uma avaliação, acompanhamento e escolarização adequados.pt
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a current topic that can interfere with the school environment, mainly due to its effects. When their characteristics are not properly known and identified, the child can suffer damages, affecting their cognitive, emotional and social performance, at school, in the family and with their peers. The transformations of the modern world expose children to a wide variety of stimuli. And when faced with the school environment, many behaviors or characteristics of children may be confused with the actual diagnosis of ADHD. The large increase in diagnoses of this disorder in school-aged children results in a considerable increase in medicalization recently. In this perspective of sociocultural changes, the importance of the family in the affective and moral formation of the child stands out, since the family structure provides improvements in the psychological development, as security, emotional control and self-esteem. The objective of this work was to know the conceptions of the teachers of a school of the Municipal Education Network in São José do Rio Preto-SP on behavioral characteristics of children that indicate the presence of the disorder and on the medicalization in students in the institution. A survey was made of the number of ADHD diagnoses and the medical record used by school-age children at the institution. As a basis for this research, a bibliographic survey of authors in the areas of education and psychology was carried out, seeking to contextualize the theme, clarify its definitions and characterize Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and the process of medicalization in children at age school. Considering the training of teachers, who are responsible for most of the referrals of students to the specialized help, we also sought to identify in this research the conception of this School’s teachers on ADHD, in this way, this dissertation aims to collaborate in understanding the process of medicalization of ADHD and the need for alternatives so that the children diagnosed with this disorder have adequate evaluation, monitoring and schooling.en
dc.identifier.aleph000918010
dc.identifier.capes33004153078P4
dc.identifier.lattes4619392656731583
dc.identifier.orcid0000-0002-0588-8120
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182394
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção/hiperatividadept
dc.subjectRitalinapt
dc.subjectAprendizagem escolarpt
dc.subjectComportamento infantilpt
dc.subjectAttention deficit / hyperactivity disorderen
dc.subjectRitalinen
dc.subjectSchool learningen
dc.subjectChildish behaviouren
dc.titleA medicalização do TDAH em crianças: considerações de professores da educação básica sobre as características que definem o transtornopt
dc.title.alternativeThe medication of ADHD in children: considerations about the knowledge of basic education teachers about the features that defines the disordeen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4619392656731583
unesp.advisor.orcid0000-0002-0588-8120
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEnsino e Processos Formativos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaHumanidades, linguagens e ciências sociaispt
unesp.researchAreaInfância e Adolescênciapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vollet_f_me_sjrp.pdf
Tamanho:
907.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: