Publication: Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
Loading...
Date
Advisor
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Type
Work presented at event
Access right
Acesso aberto

Abstract
O presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional.
Description
Keywords
Tecnologia digitais de informação e comunicação, Educação inclusão, Deficiência intelectual
Language
Portuguese
Citation
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-4520