Publicação: Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
dc.contributor.author | Omodei, Juliana Dalbem [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rinaldi, Renata Portela [UNESP] | |
dc.contributor.author | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:27Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Estatística, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Estatística, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 4508-4520 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-4520 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4508-4520.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 9947031359755735 | |
dc.identifier.lattes | 7346754405819238 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-7772-6705 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141784 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Tecnologia digitais de informação e comunicação | pt |
dc.subject | Educação inclusão | pt |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt |
dc.title | Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7346754405819238 | |
unesp.author.lattes | 9947031359755735[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-7772-6705[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
unesp.department | Estatística - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-4508-4520.pdf
- Tamanho:
- 565.12 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format