Logotipo do repositório
 

Publicação:
O canto na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Nascimento, Andreia Miranda de Moraes

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pesquisa destaca a importância do canto na educação musical infantil, enfatizando seu papel fundamental desde os primeiros anos de vida. A prática vocal é uma forma expressiva que contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e musical das crianças. Contudo, a falta de formação específica para professores em técnicas vocais pode limitar a eficácia dessas práticas, relegando o canto a uma função secundária nas aulas. Assim, o estudo propõe uma revisão bibliográfica sobre abordagens pedagógicas que utilizam a voz na educação infantil, refletindo sobre a relevância do canto na formação das crianças e propondo discussões sobre metodologias adequadas para apoiar os educadores em suas aulas.

Resumo (inglês)

The research highlights the importance of singing in early childhood music education, emphasizing its fundamental role from the earliest years of life. Vocal practice is an expressive form that significantly contributes to the cognitive, social, and musical development of children. However, the lack of specific training for teachers in vocal techniques may limit the effectiveness of these practices, relegating singing to a secondary role in the classroom. Thus, the study proposes a literature review on pedagogical approaches that utilize the voice in early childhood education, reflecting on the relevance of singing in children's development and proposing discussions on appropriate methodologies to support educators in their teaching.

Descrição

Palavras-chave

Música na educação, Canto, Educação de crianças, Educação pré-escolar

Idioma

Português

Como citar

SIQUEIRA, Crislayne Gonçalves Santos. O canto na educação infantil : uma análise de práticas pedagógicas. Orientadora: Andreia de Miranda de Moraes Nascimento. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação