Publicação: O canto na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Nascimento, Andreia Miranda de Moraes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa destaca a importância do canto na educação musical infantil, enfatizando seu papel fundamental desde os primeiros anos de vida. A prática vocal é uma forma expressiva que contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e musical das crianças. Contudo, a falta de formação específica para professores em técnicas vocais pode limitar a eficácia dessas práticas, relegando o canto a uma função secundária nas aulas. Assim, o estudo propõe uma revisão bibliográfica sobre abordagens pedagógicas que utilizam a voz na educação infantil, refletindo sobre a relevância do canto na formação das crianças e propondo discussões sobre metodologias adequadas para apoiar os educadores em suas aulas.
Resumo (inglês)
The research highlights the importance of singing in early childhood music education, emphasizing its fundamental role from the earliest years of life. Vocal practice is an expressive form that significantly contributes to the cognitive, social, and musical development of children. However, the lack of specific training for teachers in vocal techniques may limit the effectiveness of these practices, relegating singing to a secondary role in the classroom. Thus, the study proposes a literature review on pedagogical approaches that utilize the voice in early childhood education, reflecting on the relevance of singing in children's development and proposing discussions on appropriate methodologies to support educators in their teaching.
Descrição
Palavras-chave
Música na educação, Canto, Educação de crianças, Educação pré-escolar
Idioma
Português
Como citar
SIQUEIRA, Crislayne Gonçalves Santos. O canto na educação infantil : uma análise de práticas pedagógicas. Orientadora: Andreia de Miranda de Moraes Nascimento. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.