Publicação: Vozes ancestrais: O funk e o rap como expressões artísticas da periferia e potência para o trabalho profissional do Serviço Social
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Data
Orientador
Souza, Edvânia Ângela 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Franca - FCHS - Serviço Social
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
No presente trabalho, objetivamos discutir a metodologia artística dentro do Serviço Social em sua perspectiva transformadora e revolucionária, apresentando a música nascida em berço periférico como proposição metodológica; enriquecendo a teorização profissional, e para além disso, potencializando novas formas de diálogo. Para tanto, refletiremos sobre dois gêneros musicais específicos, o rap e o funk, que advindos da periferia, cantam histórias críticas produzidas por sujeitos periféricos, que por sua vez, buscam politizar seus semelhantes e apresentar a realidade periférica ao mundo. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e também uma investigação sistemática das produções científicas de assistentes sociais, considerando duas edições do maior evento da categoria de Serviço Social no Brasil, Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), de 2016 e 2019. Para tanto, valemos da busca dos textos a partir de palavras-chave previamente definidas, em específico: arte, música, funk, rap na variação com o Serviço Social. Constatamos que a profissão vem se aproximando da arte para o desenvolvimento do seu trabalho, porém, com uma participação muito insignificante, pois de um total de 3.168 artigos aprovados e publicados nas edições do CBAS de 2016 e 2019, apenas nove trabalhos, ou seja, 0,0028% abordavam o tema da arte e o Serviço Social. Por fim, abordaremos como a utilização dos referidos gêneros pode ser um potente meio de intervenção aos assistentes sociais e as diversas dimensões que à arte se apresenta diante do trabalho profissional e Serviço social.
Resumo (inglês)
In this work, we aim at the transformed methodology within Social Work in its thought and thought perspective, to present a methodology built on a modern construction as the whole methodological proposition; Professional theorization, and beyond that, enhancing new forms of dialogue. Therefore, we reflect on two specific musical genres, rap and funk, which, coming from the periphery, can approach the relevance of reality, which in turn, seek to politicize their peers and present the periphery to the world. We used bibliographic research and also a systematic investigation of the scientific productions of social workers, considering two of the largest event in the category of Social Work in Brazil (CBAS), in 2016 and 2019. previously selected key, in specific: art music, funk, rap in the word with the Social Work. We found that the profession has been of art for the development of its work, however, with a very insignificant participation, as it approaches a total of articles approved and published in the 2016 and 2019 editions of CBAS, only nine works, that is, 0.0028% addressed the topic of art and Social Work. Therefore, we will discuss how the use of the professional environment and the intervention service can be a powerful work for social workers and the various dimensions that art presents in the face of the social.
Descrição
Palavras-chave
Arte, Música, Rap, Funk, Serviço social, Art, Music, Rap, Funk, Social work
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Anna Karoline Marques de; MUNIZ, Camila Ubal. Vozes ancestrais : o funk e o rap como expressões artísticas da periferia e potência para o trabalho profissional do Serviço Social. Orientador: Edvânia Ângela de Souza. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2023.