Logotipo do repositório
 

Publicação:
O discurso de Lourenço Filho em defesa da pedagogia do estado novo

dc.contributor.authorSilva, Tatiane da
dc.contributor.authorCunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:38Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:38Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis work aims to offer contributions to investigate the continuity or discontinuity of New School between 1937 and 1945 in Brazil. It uses Perelman and Olbrechts-Tyteca’s rhetorical methods to exam the discourse of three authors considered as the mentors of New State’s Pedagogy. The book Tendências da educação brasileira [Trends of Brazilian Education] by Lourenço Filho is analyzed in great detail, focusing the argumentative strategies used by the author in order to dialogue with both Liberals and Catholics.en
dc.description.abstractO Direito de propriedade, seguindo o desenvolvimento da sociedade, evoluiu e suportou grandes transformações ao longo da história. Diversas foram as concepções que surgiram para explicar sua natureza, partindo da idéia exposta no regime feudal, onde somente ao senhor cabia o direito de propriedade, passando para um conceito que consagrou a propriedade como um direito sagrado e inviolável, até acolher expressa e constitucionalmente sua função social, na consagração máxima ao princípio da Soacialidade, reflexo da publicização do Direito Civil moderno. Mesmo nos dias atuais, trata-se de um assunto emblemático haja vista sua utilização tímida na administração publica, muito embora o princípio da função social da propriedade tenha sido genericamente consagrado na Constituição Federal de 1988, igualmente adotado pelo Código Civil de 2002. O presente artigo, de caráter multidisciplinar, composto de duas fases, se propõe a analisar, inicialmente, a (in)aplicabilidade da função social dos bens públicos dominicais, estudo que se situa em uma zona cinzenta entre o Direito Constitucional, o Direito Administrativo e o Direito Civil. Para tanto, será feito uso dos princípios de interpretação constitucional, a fim de se alcançar o real sentido da norma estatuída nos artigos 170, III, 182 e 186, da Carta Política de 1988, além dos artigos 421, 1228, 1239 e 1240, das normas de direito material, e da análise do Estatuto das Cidades, inovação constitucional que delega aos Municípios a competência para impor a desapropriação, como decorrência última das sanções suportadas pelo proprietário, em razão do uso degenerado da propriedade urbana. Portanto, ainda que a aplicação da função social aos patrimônios públicos nos parece redundante, já que compete ao Estado a garantia do bem comum, resulta necessário, no panorama atual, fixar os parâmetros para a construção de um novo modelo de gestão do patrimônio público, atribuindo uma destinação adequada aos bens dominicais ociosos, que atenda a função social e atenda aos interesses públicos, em detrimento dos interesses dos rent seeking, tema abordado na segunda fase de desenvolvimento do presente projeto, conforme se poderá verificar com as conclusões apresentadas, haja vista que a tese apresentada busca revolucionar os modelos atuais de gestão do patrimônio público, que permanece mais público do que nunca, apenas com critérios bem definidos e estabelecidos para sua destinação, que em sendo adequada favorecerá o desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade, reduzindo as desigualdades.Este trabalho tem por objetivo contribuir com a investigação relativa à continuidade ou descontinuidade da Escola Nova entre os anos de 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, são utilizados os recursos da análise retórica fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca para examinar o discurso de três autores considerados os mentores da Pedagogia do Estado Novo. O livro Tendências da educação brasileira de Lourenço Filho é analisado em maior detalhe, sendo destacadas as estratégias argumentativas empregadas pelo autor para dialogar tanto com os liberais quanto com os católicos.pt
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, CEP 14800900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespPrograma de Pós-graduação em Educação Escolar
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent677-693
dc.identifierhttp://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/25035
dc.identifier.citationCadernos de História da Educação, v. 12, n. 2, p. 677-693, 2013.
dc.identifier.fileISSN1982-7806-2013-12-02-677-693.pdf
dc.identifier.issn1982-7806
dc.identifier.lattes5679422102387763
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125198
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCadernos de História da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectHistory of Brazilian Educationen
dc.subjectNew Schoolen
dc.subjectNew Stateen
dc.subjectRhetorical Analysiesen
dc.subjectHistória da Educação Brasileirapt
dc.subjectEscola Novapt
dc.subjectEstado Novopt
dc.subjectAnálise Retóricapt
dc.titleO discurso de Lourenço Filho em defesa da pedagogia do estado novopt
dc.title.alternativeLourenço Filho’s discourse in defense of New State Pedagogyen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-7806-2013-12-02-677-693.pdf
Tamanho:
213.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format