Publicação: A influência de práticas de lazer na vida de universitários: sua importância para a melhora da ansiedade, variações de humor e o efeito dessas variações no desenvolvimento acadêmico durante e após a pandemia da Covid-19
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Data
Autores
Orientador
Zanini, Gabriel de Souza
Coorientador
Fernandes, Bianca
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente monografia teve como objetivo identificar a influência de práticas de lazer na vida de universitários e sua importância para a melhora da ansiedade, e nas variações de humor bem como entender o efeito dessas variáveis no desenvolvimento acadêmico durante e após a pandemia da covid-19. A pesquisa em questão é de caráter quanti-qualitativo e buscou investigar como práticas de lazer podem afetar o humor e a ansiedade de estudantes universitários e como essas variáveis podem influenciar em suas atividades acadêmicas. Para delineamento dos participantes do estudo foi enviado um e-mail institucional, enquanto que, para coleta de dados foi utilizado um questionário online com questões abertas e fechadas por meio da plataforma Google Forms. As respostas foram analisadas estatisticamente e submetidas à análise categorial temática. Desta análise de dados surgiram resultados importantes como os desafios enfrentados pelos estudantes universitários, os achados destacam que a sobrecarga é o principal problema e se torna uma "tripla jornada" que muitos estudantes enfrentam ao equilibrar obrigações acadêmicas, profissionais e pessoais. Além disso, em nossa análise das correlações entre atividades de lazer, humor e ansiedade durante e após a pandemia, observamos resultados notáveis. As atividades esportivas emergiram como um fator positivo para a saúde mental dos estudantes após a pandemia, reduzindo os sintomas de depressão e aumentando o vigor. Por outro lado, identificamos correlações entre atividades sociais e distúrbios de humor após a pandemia, indicando que um aumento nas atividades sociais estava associado a um aumento nos sintomas de depressão e ansiedade. Esse fenômeno pode ser atribuído a pressões sociais, expectativas elevadas ou conflitos interpessoais que podem ter surgido durante a pandemia. Estes achados reforçam o papel das atividades de lazer na vida dos estudantes, fornecendo uma pausa necessária das demandas acadêmicas e oportunidades para relaxar e socializar. Os depoimentos dos estudantes destacam a importância do lazer para seu bem-estar, ressaltando como o lazer é percebido como um mecanismo crucial para aliviar o estresse e promover o bem-estar dos estudantes. Portanto, o equilíbrio entre atividades sociais e esportivas durante o lazer é um aspecto crucial a ser considerado ao apoiar a saúde mental dos estudantes. Concluiu-se que, este estudo destacou a influência positiva das atividades de lazer no bem-estar dos estudantes universitários após a pandemia, com reduções notáveis na depressão e aumento no vigor. No entanto, observamos correlações entre atividades sociais e distúrbios de humor, mostrando que os jovens ainda estão voltando a se acostumar com as interações sociais. Com isso, é possível entender a importância de apoiar a saúde mental dos estudantes universitários, enfatizando a necessidade de estratégias equilibradas que considerem os diversos aspectos de suas vidas acadêmicas e emocionais.
Resumo (inglês)
This monograph aimed to identify the influence of leisure practices in the lives of university students and their importance in improving anxiety and mood swings, as well as understanding the effect of these variables on academic development during and after the covid-19 pandemic. . The research in question is quantitative and qualitative in nature and sought to investigate how leisure practices can affect the mood and anxiety of university students and how these variables can influence their academic activities. An institutional email was sent to identify study participants, while an online questionnaire with open and closed questions was used to collect data using the Google Forms platform. The responses were statistically analyzed and subjected to thematic categorical analysis. Important results emerged from this data analysis, such as the challenges faced by university students. The findings highlight that overload is the main problem and becomes a "triple journey" that many students face when balancing academic, professional and personal obligations. Furthermore, in our analysis of correlations between leisure activities, mood and anxiety during and after the pandemic, we observed notable results. Sports activities have emerged as a positive factor for students' mental health after the pandemic, reducing symptoms of depression and increasing vigor. On the other hand, we identified correlations between social activities and mood disorders after the pandemic, indicating that an increase in social activities was associated with an increase in depression and anxiety symptoms. This phenomenon can be attributed to social pressures, high expectations or interpersonal conflicts that may have arisen during the pandemic. These findings reinforce the role of leisure activities in students' lives, providing a needed break from academic demands and opportunities to relax and socialize. The students' testimonies highlight the importance of leisure for their well-being, highlighting how leisure is perceived as a crucial mechanism for relieving stress and promoting students' well-being. Therefore, the balance between social and sporting activities during leisure time is a crucial aspect to consider when supporting students' mental health. It was concluded that this study highlighted the positive influence of leisure activities on the well-being of university students after the pandemic, with notable reductions in depression and increases in vigor. However, we observed correlations between social activities and mood disorders, showing that young people are still getting used to social interactions again. With this, it is possible to understand the importance of supporting the mental health of university students, emphasizing the need for balanced strategies that consider the different aspects of their academic and emotional lives.
Descrição
Palavras-chave
Práticas de lazer, Níveis de humor, Ansiedade, Estudantes universitários, Leisure activities, Mood levels, Anxiety, University students
Idioma
Português
Como citar
CAMPANHÃ, Luana Marcela Ferreira. A influência de práticas de lazer na vida de universitários: sua importância para a melhora da ansiedade, variações de humor e o efeito dessas variações no desenvolvimento acadêmico durante e após a pandemia da Covid-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.