Logo do repositório
 

A paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústica

dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Patrícia Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-05T17:46:05Z
dc.date.available2016-08-05T17:46:05Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta e discute uma proposta pedagógica, cujo objetivo foi desenvolver escuta e a criação de Paisagens Sonoras para favorecer o desenvolvimento da compreensão musical e também da consciência a respeito de ambientes acústicos. Tal proposta foi realizada junto a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, na rede municipal de São Caetano do Sul, onde a autora da pesquisa trabalha como professora de música. Essa proposta pedagógica foi descrita e analisada para a dissertação de mestrado que a autora desenvolveu como trabalho final do Programa ProfArtes, mestrado profissional do Instituto de Artes da Unesp. As perguntas norteadoras da proposta pedagógica e da reflexão dessa dissertação são: propor aos alunos um projeto de criação de uma peça, para a qual eles deverão ouvir atentamente, catalogar, classificar, experimentar, gravar sons, elaborar ritmos, melodias, com diálogos durante o processo, os levaria a alguma conclusão relevante sobre o ambiente sonoro que os cerca? E seria possível ensinar música a partir desta proposta? Para tentar respondê-las, buscamos como auxílio ferramentas da música contemporânea e ideias de autores nos quais esta pesquisa se fundamentou, como Murray Schafer e John Paynter. Entretanto, no decorrer das experiências vividas muitas considerações emergiram e influenciaram o objetivo e a trajetória metodológica escolhida, como está registrado nas narrativas das aulas e nas reflexões da dissertação.pt
dc.description.abstractThis paper presents and discusses a pedagogical proposal, from which the objective was to develop the listening and creation of Soundscapes to favor the development of musical understanding and also awareness about the acoustic environment. The proposal was realized with students from the 5th year of elementary school in the city of São Caetano do Sul, where the author of the research works as a music teacher. This pedagogical proposal was descript and analised for the Master dissertation that the author has developed as final work of the Prof-Artes Program, Professional Master of Instituto de Artes of Unesp. The guiding questions of this pedagogical proposal and this dissertation are: offer students a music creation project, for which they should listen carefully to catalog, to classify, to experiment, to record sounds, to elaborate rhythms and melodies, with debates during the process, would lead to some relevant conclusions about the sonorous environment that surrounds them? And it would be possible to teach music from this proposal? To try to answer them, we seek aid on the Contemporary Music and in the ideas from the authors that this research was based, as Murray Schafer and John Paynter. However, in the course of the experiences, many considerations emerged and influenced the objective and the chosen methodological trajectory, as it is registered in the narratives of the classes and in the reflections of the dissertation.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000871384
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.lattes6759357428919652
dc.identifier.lattes0881287710938442
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142823
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPaisagem sonorapt
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectMúsica contemporâneapt
dc.subjectSoundscapeen
dc.subjectMusicen
dc.subjectContemporary musicen
dc.titleA paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústicapt
dc.title.alternativeThe classroom soundscape: listening and creation, development of musical understanding and consciousness on acoustic ecologyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6759357428919652
unesp.author.lattes0881287710938442
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes (mestrado profissional) - IApt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaAbordagens teórico-metodológicas das práticas docentespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodrigues_ps_me_ia.pdf
Tamanho:
1.16 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: