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Publicação:
Quando a película encontra o pixel: novas intersecções na construção de imagens ancoradas em novos ecossistemas midiáticos

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Orientador

Renó, Denis Porto

Coorientador

Pós-graduação

Mídia e Tecnologia (doutorado) - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Essa tese versa sobre as possibilidades apresentadas pelo universo midiático recente, com especial atenção às gadgets, devices e demais acessórios que se tornam extensões corporais. Para tanto, discute-se a ressignificação da imagem, seus novos alcances e paradigmas. Em um mundo em transformação líquida (BAUMAN, 2001), uma observação constante de qual caminho trilhado pela fotografia, em sua expressão conhecida como streetphoto (fotografia de rua), a contemporaneidade se dá admitindo que essa especificidade fotográfica é uma constante e se mescla à história da fotografia como um ramo das questões visuais que abarcam tanto a prática midiática como as questões mais interiores humanas às quais a fotografia se dá como prática diária (olhar, rever e ressignificar em um motor perpétuo). Visitam-se aspectos históricos, estabelecem-se questões e defesas que envolvem práticas e propõem-se novos caminhos, da fotografia argêntica à pós- fotografia (FONTCUBERTA, 2016). As imbricações entre a clássica fotografia realizada na rua, junto dos seus principais autores em um recorte específico por época e notoriedade, e seus desdobramentos junto às novas possibilidades possíveis na era da pós-fotografia. A possibilidade de realização, de maneira empírica, de fotografia de rua através do uso de gagdets será um dos ferramentais desta tese na promoção dessa nova possibilidade na ecologia midiática.

Resumo (inglês)

The present thesis deals with the possibilities presented by the recent media universe, with special attention to gadgets, devices and other accessories that can be considered as body extensions. Therefore, we discuss the resignification of the image, its new scope and paradigms. In a world that has been undergoing liquid transformation (BAUMAN, 2001), a constant observation of which path is being taken by photography, in its expression known as streetphoto, contemporaneously, admitting that this photographic specificity is a constant that merges the history of photography as a branch of the visual issues that encompass both media practice and the innermost human issues to which photography gives itself as daily practice (looking, reviewing and resignifying in a perpetual engine). In the present text, historical aspects are visited, questions and defenses that involve practices are established, while new paths are proposed, from argenic photography to postphotography (FONTCUBERTA, 2016). The imbrications between the classic street photography, taken together with its main authors in a specific clipping organized by time and notoriety, and their unfolding with the new possibilities in the post-photography era are considered. The possibility of empirically performing street photography through the use of gagdets will be one of the tools used in the present thesis in a way to promote this new possibility in media ecology.

Descrição

Palavras-chave

Mídia e tecnologia, Fotografia, Fotografia móvel, Mobphoto, Mobgraphia, Mobphotostreet, Fotografia de rua, Streetphoto, Nova ecologia dos meios

Idioma

Português

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