Logotipo do repositório
 

Publicação:
Psicologia escolar: a promoção da saúde mental na escola

dc.contributor.advisorLeite, César Donizetti Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Maysa dos Santos de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:04Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:04Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThis work deals with school psychology as a broad area that is in the process of development and interfaces between psychology and education. The theoretical-methodological conceptions that guide professional practice in the field of school psychology are diverse, according to the perspectives of Psychology as an area of knowledge, aiming to understand the subjective dimensions of the human being focused on intervention in practice. The psychologist inserted in the school is responsible for the promotion of the mental health of the same, acting along with all the members that are part of the school (the students, the educators and the family). Their performance is not restricted only in solving problems, but also in developing work aimed at preventing them. Through a qualitative research, aiming at a bibliographical survey, it can be affirmed that the school psychologist, through his training, uses psychological methods and techniques to improve the quality and efficiency of the educational process aiming at the promotion of mental health in schoolen
dc.description.abstractEste presente trabalho trata-se da psicologia escolar como uma área ampla que está em processo de desenvolvimento e faz a interface entre psicologia e educação. As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano voltada para a intervenção na prática. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção da saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola (os alunos, os educadores e a família). Sua atuação não fica restringida apenas na resolução dos problemas, mas também desenvolvendo trabalho que visem à prevenção dos mesmos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, visando levantamento bibliográfico, pode-se afirmar que o psicólogo escolar, mediante sua formação, utiliza-se de métodos e técnicas psicológicas para melhorar a qualidade e a eficiência do processo educacional visando à promoção da saúde mental na escolapt
dc.format.extent27 f.
dc.identifier.aleph990009153330206341
dc.identifier.citationLIMA, Maysa dos Santos de. Psicologia escolar: a promoção da saúde mental na escola. 2018. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915333.pdf
dc.identifier.lattes6992448529240189
dc.identifier.orcid0000-0001-8889-750X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203435
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectPsicologia escolarpt
dc.subjectSaúde mentalpt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectPsicólogos escolarespt
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectSaúdept
dc.subjectEstudantespt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectPsicologia infantilpt
dc.titlePsicologia escolar: a promoção da saúde mental na escolapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6992448529240189
unesp.advisor.orcid0000-0001-8889-750X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000915333.pdf
Tamanho:
546.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format