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Publicação:
Psicologia escolar: a promoção da saúde mental na escola

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Data

Orientador

Leite, César Donizetti Pereira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work deals with school psychology as a broad area that is in the process of development and interfaces between psychology and education. The theoretical-methodological conceptions that guide professional practice in the field of school psychology are diverse, according to the perspectives of Psychology as an area of knowledge, aiming to understand the subjective dimensions of the human being focused on intervention in practice. The psychologist inserted in the school is responsible for the promotion of the mental health of the same, acting along with all the members that are part of the school (the students, the educators and the family). Their performance is not restricted only in solving problems, but also in developing work aimed at preventing them. Through a qualitative research, aiming at a bibliographical survey, it can be affirmed that the school psychologist, through his training, uses psychological methods and techniques to improve the quality and efficiency of the educational process aiming at the promotion of mental health in school

Resumo (português)

Este presente trabalho trata-se da psicologia escolar como uma área ampla que está em processo de desenvolvimento e faz a interface entre psicologia e educação. As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano voltada para a intervenção na prática. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção da saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola (os alunos, os educadores e a família). Sua atuação não fica restringida apenas na resolução dos problemas, mas também desenvolvendo trabalho que visem à prevenção dos mesmos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, visando levantamento bibliográfico, pode-se afirmar que o psicólogo escolar, mediante sua formação, utiliza-se de métodos e técnicas psicológicas para melhorar a qualidade e a eficiência do processo educacional visando à promoção da saúde mental na escola

Descrição

Palavras-chave

Psicologia escolar, Saúde mental, Escolas, Psicólogos escolares, Psicologia, Educação, Saúde, Estudantes, Professores, Família, Psicologia infantil

Idioma

Português

Como citar

LIMA, Maysa dos Santos de. Psicologia escolar: a promoção da saúde mental na escola. 2018. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

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