Publicação: A educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagem
dc.contributor.advisor | Darido, Suraya Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Rufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fraiha, Ana Lívia Gorgatto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:16:12Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:16:12Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Embora garantida por leis, a Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda baseia-se em uma concepção tradicional relacionada ao ensino tecnicista de algumas modalidades esportivas, com caráter de reprodução dos movimentos técnicos. O basquetebol, como as demais modalidades esportivas na escola, possuía durante o período esportivista características nítidas deste período. Atualmente, com as novas propostas pedagógicas tanto da Educação Física escolar quanto da pedagogia do esporte, o ensino do basquetebol pode estar atrelado com a concepção de cultura corporal de movimento no qual a modalidade não deve ser abordada somente de maneira procedimental (o saber fazer) e o aluno deve que ser considerado como sujeito ativo do processo. Um dos caminhos para propor a relação entre cultura corporal de movimento e o ensino do basquetebol é por meio da implementação de um livro didático, construído a partir pressupostos teóricos, Galatti (2006) e Rodrigues (2009), os quais realizaram propostas que melhoram a compreensão dos conteúdos referentes ao basquetebol. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o processo de ensinoaprendizagem de um grupo de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Rio Claro, SP, a partir da aplicação de um livro didático constituído de conteúdos referentes ao basquetebol atrelados a perspectiva da cultura corporal de movimento. Para isso foi aplicado um instrumento avaliativo com todos os alunos participantes antes e depois da implementação das aulas, analisando-se também os livros respondidos pelos alunos e, finalmente, avaliando a aprendizagem deles por meio de um grupo focal. Os resultados indicam que os alunos tiveram aumento em suas notas após a implementação das aulas com o livro didático... 9Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 67 f. | |
dc.identifier.aleph | 000714840 | |
dc.identifier.citation | FRAIHA, Ana Lívia Gorgatto. A educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagem. 2012. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | |
dc.identifier.file | fraiha_alg_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119115 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Basquetebol | pt |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Movimento | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Pratica de ensino | pt |
dc.title | A educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagem | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- fraiha_alg_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.12 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format