Logotipo do repositório
 

Publicação:
Comunicação e transtornos do espectro do autismo: análise do conhecimento de professores em fases pré e pós-intervenção

dc.contributor.authorMisquiatti, Andréa Regina Nunes [UNESP]
dc.contributor.authorBrito, Maria Claudia
dc.contributor.authorCeron, Jéssica Dos Santos
dc.contributor.authorCarboni, Priscila Piassi
dc.contributor.authorOlivati, Ana Gabriela
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:33Z
dc.date.available2014-10-01T13:08:33Z
dc.date.issued2014-04-01
dc.description.abstractObjetivo analisar o conhecimento de professores de ensino fundamental sobre a comunicação de pessoas com transtornos do espectro do autismo, em dois momentos distintos, pré e pós-intervenção. Métodos trata-se de um estudo descritivo comparativo, em que participaram 160 professores de escolas municipais de ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idades entre 23 e 65 anos. Para verificar o conhecimento dos professores sobre a comunicação nos transtornos do espectro do autismo, foi elaborado e aplicado um questionário especificamente para este estudo. O instrumento, oferecido aos professores, foi aplicado em dois momentos distintos, pré e pós-intervenção. O procedimento de intervenção constou de dois encontros, de quatro horas cada, conduzidos por fonoaudiólogos e entrega de manual de orientação sobre os transtornos do espectro do autismo, com ênfase em aspectos da comunicação e linguagem. Foram analisadas e comparadas as respostas pré e pós-intervenção. Os resultados foram tratados estatisticamente (p<0,05 e em alguns casos p<0,01; foi utilizado o teste de Qui-quadrado para Proporções). Resultados foi possível observar que os professores apresentavam conhecimento restrito sobre a comunicação nos transtornos do espectro do autismo e sobre esses quadros clínicos de modo geral. Além disso, verificou-se aumento significante de respostas corretas por parte dos professores após a intervenção. Conclusão constatou-se um restrito conhecimento dos professores sobre a comunicação nos transtornos do espectro do autismo e efeitos positivos do procedimento de intervenção, por meio da análise comparativa entre as fases pré e pós-intervenção, que evidenciou aumento significante de respostas adequadas sobre os transtornos do espectro do autismo.pt
dc.description.abstractPurpose to assess the knowledge of teachers in elementary education about the communication of people with autism spectrum disorders at two different times, pre and post-intervention. Methods it was a comparative and descriptive study, involving 160 teachers from municipal elementary school of both genders, aged between 23 and 65. To check the teachers’ knowledge of communication in autism spectrum disorders, a specific questionnaire for this study was developed and applied. It was offered to teachers and administered at two different times, pre and post-intervention. The intervention procedure consisted of two meetings of four hours each, conducted by speech therapist and the delivery of a guidance manual on the autism spectrum disorders, emphasizing the aspects of communication and language. The responses pre-and post-intervention were analyzed and compared. The results were treated statistically (p <0.05 and in some cases p <0.01, the chi-square test for proportions was used). Results it was observed that the teachers had a limited knowledge and inadequate communication about the autism spectrum disorders and on these clinical cases in general. In addition, there was significant increase of correct answers by the teachers after the intervention. Conclusion there is a restricted teachers’ knowledge of communication in autism spectrum disorders and positive effects after the intervention procedures, through the analysis of the pre and post-intervention phases, which showed a significant increase in appropriate responses on the autism spectrum disorders.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Fisioterapia e Terapia ocupacional
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Fisioterapia e Terapia ocupacional
dc.format.extent479-486
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201418712
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 2, p. 479-486, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1982-0216201418712
dc.identifier.fileS1516-18462014000200479.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.lattes6014044753699246
dc.identifier.scieloS1516-18462014000200479
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109786
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTranstorno Autísticopt
dc.subjectEstudos de Intervençãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectDocentespt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectFonoaudiologiapt
dc.subjectAutistic Disorderen
dc.subjectIntervention Studiesen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSpeech, Language and Hearing Sciencesen
dc.titleComunicação e transtornos do espectro do autismo: análise do conhecimento de professores em fases pré e pós-intervençãopt
dc.title.alternativeCommunication and autism spectrum disorders: review of knowledge of teachers in pre and post-intervention phasesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6014044753699246[1]
unesp.author.orcid0000-0002-6276-3519[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFisioterapia e Terapia Ocupacional - FFCpt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-18462014000200479.pdf
Tamanho:
248.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format