Publicação:
Educação dos superdotados: estudo comparativo – Angola e Brasil

dc.contributor.advisorRondini, Carina Alexandra [UNESP]
dc.contributor.authorQuintas, Elvira da Conceição Cabral
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-01-25T22:31:41Z
dc.date.available2021-01-25T22:31:41Z
dc.date.issued2020-11-30
dc.description.abstractTrata-se de estudo descritivo que objetivou estabelecer um paralelo acerca da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, especificamente aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, no Brasil e em Angola. Para tanto, empreenderam-se três estudos complementares e independentes, tendo como delineamento metodológico o levantamento bibliográfico, documental, resultando em uma pesquisa qualitativa aplicada. O primeiro estudo versa sobre a Educação, no contexto angolano, seu processo histórico, desaguando na atenção aos estudantes superdotados. O estudo dois seguiu o mesmo desenho metodológico que o primeiro, todavia, o seu foco foi o contexto brasileiro. Por fim, o terceiro estudo elegeu dois programas brasileiros de prestação de serviços especializados aos estudantes com altas habilidades/superdotação, realizando a caracterização de ambos e, posteriormente, lançando-se à formulação de proposições de viabilização do Programa de Identificação e Desenvolvimento das Crianças, Jovens e Adultos com Altas Habilidades/Superdotação, elaborado pelo Instituto Nacional de Educação Especial, vinculado ao Ministério da Educação de Angola. Da constatação de que o estudante com altas habilidades/superdotação, no contexto angolano, ainda não é identificado e atendido, dentro ou fora do contexto da sala de aula regular, aguarda-se que este trabalho possa servir de fonte para a efetivação de tais ações, naquele país.pt
dc.description.abstractThis is a descriptive study that aimed to establish a parallel about Special Education from the perspective of Inclusive Education, specifically to students with High Ability / Giftedness, in Brazil and Angola. For this, three complementary and independent studies were undertaken, with the bibliographical and documentary survey as methodological design. The first study deals with Education in the Angolan context, its historical process, resulting in attention to gifted students. Study two followed the same methodological design as the first, however, its focus was the Brazilian context. Finally, the third study chose two Brazilian programs to provide specialized services to students with high ability/ giftedness, characterizing both and, subsequently, launching the establishment of proposals for making the Children Identification and Development Program viable, Young People and Adults with High Ability / Giftedness, prepared by the National Institute of Special Education, linked to the Ministry of Education of Angola. From the finding that the student with high ability / giftedness in the Angolan context is not yet identified and served, inside or outside the context of the regular classroom, it is hoped that this work can serve as a source for carrying out such actions in that countryen
dc.description.sponsorshipOutra
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202504
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAltas habilidadespt
dc.subjectSuperdotadospt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectAngolapt
dc.subjectGiftednessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.titleEducação dos superdotados: estudo comparativo – Angola e Brasilpt
dc.title.alternativeEducation of the gifted: comparative study - Angola and Brazilen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes3934557874525508[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-5244-5402[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaAprendizagem e Ensinopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
quintas_ecc_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.98 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: