Logotipo do repositório
 

Publicação:
Escolas municipais: a busca de respostas aos desafios contemporâneos na/da escola pública, popular e democrática

dc.contributor.advisorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
dc.contributor.authorJanial, Márcia Aparecida Pinheiro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.issued2008-09-15
dc.description.abstractO presente estudo intitulado “Escolas municipais: a busca de respostas aos desafios contemporâneos na/da escola pública, popular e democrática” está vinculado à linha de pesquisa: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. O tema de investigação converge para a análise e interpretação de como duas escolas municipais em Presidente Prudente estão se organizando para enfrentar os novos desafios a elas colocados e como os professores constroem a sua prática docente diante desses novos desafios histórico-sociais. Nosso objetivo é analisar a organização dessas duas escolas e o trabalho que realizam diante das novas dimensões de seus processos pedagógicos: a formação da personalidade dos alunos; o trabalho e aceitação das diferenças e o trabalho com a comunidade. Para essa análise elegemos a metodologia qualitativa e utilizamos como instrumentos para captar a realidade das duas unidades de ensino em todo o seu dinamismo a observação direta, a análise documental, a entrevista semi-estruturada, além da pesquisa bibliográfica. Constituíram-se como referenciais teóricos centrais para a definição dessas dimensões de análise os conceitos desenvolvidos por Juan Carlos Tedesco e João Barroso. Partimos do pressuposto de que a prática docente é possibilitadora da construção de conhecimentos e que à escola cabe incluir e integrar todos e trabalhar com as novas dimensões da formação dos alunos em seus processos educativos. Como resultado de nosso trabalho percebemos que há nessas duas unidades de ensino uma preocupação com as novas demandas da escola, que são pontuadas nos Projeto Políticos Pedagógicos construídos coletivamente; uma preocupação incessante com a qualidade da educação oferecida; um espaço de formação garantido nos HTPC’s e uma atenção e envolvimento com a comunidade escolar...pt
dc.description.abstractThe present study entitled Municipal Schools: the search of answers to the challenges contemporary in/of public, popular and democratic school is linked to the research line: Public politics, School Organization and Formation of Teachers. The investigation theme converges for the analysis and interpretation on how two municipal schools in Presidente Prudente are being organized to face the new challenges put to them and how the teachers are building their educational practice in front of those new historical-social challenges. Our objective is to analyze the organization of these two schools and the work that they accomplish in front of the new dimensions of their pedagogic processes: the formation of the students' personality; the work and acceptance of the differences and the work with the community. For that analysis we chose the qualitative methodology and we used as instruments to capture the reality of the two schools in all their dynamism the direct observation, the documental analysis, the semi-structured interview, besides the bibliographical research. They were constituted as central theoretical frame of reference for the definition of those analysis dimensions the concepts developed by Juan Carlos Tedesco and João Barroso. We departed from the presupposition that the educational practice makes possible the construction of knowledge and that it’s up to the school to include and to integrate all students and to work with the new dimensions of the students' formation in their educational processes. As a result of our work we noticed that there are in those schools a concern with the new demands of the school, that are punctuated in the Pedagogic Political Project collectively built; an incessant concern with the quality of the education that is offered; a guaranteed formation space in HTPCs and an attention and involvement with the school community. Both are in constant movement... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent190 f. : il.
dc.identifier.aleph000568515
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationJANIAL, Márcia Aparecida Pinheiro. Escolas municipais: a busca de respostas aos desafios contemporâneos na/da escola pública, popular e democrática. 2008. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
dc.identifier.filejanial_map_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes7340016437698240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92389
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPráticas docentespt
dc.subjectProcessos pedagógicospt
dc.subjectPedagogic processesen
dc.subjectEducational practicesen
dc.titleEscolas municipais: a busca de respostas aos desafios contemporâneos na/da escola pública, popular e democráticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7340016437698240
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
janial_map_me_prud.pdf
Tamanho:
616.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format